Desenvolvimento dos produtos se deu em parceria com a Fuse
Project
Depois de 21 meses estudando materiais e processos de
produção que minimizem os danos ao meio ambiente, a marca de artigos esportivos
Puma, em conjunto com a Fuse Project, desenvolveu dois produtos : uma “caixa
inteligente” para sapatos e uma “sacola inteligente” para compras. Na prática,
esses produtos fazem o consumidor carregar apenas o necessário, além de serem
ecologicamente corretos.
Analisando o fato de que as caixas de papelão se transformam
em milhões de toneladas de lixo em todo o planeta, as duas parceiras
conseguiram desenvolver um novo modelo de caixa para os calçados, que utiliza
uma quantidade 65% menor de papelão e economiza, consequentemente, 8,5 mil
toneladas de papel. Isso sem contar em outras benefícios, como a economia de 20
milhões de magajoules de eletricidade, um milhão de litros de água, a mesma
quantia em litros de óleo combustível e dez mil toneladas de emissão de CO2. As
caixas são mais maleáveis, 100% recicláveis e mais fáceis de serem
transportadas, já que o pouco de papelão que ainda é usado é mais flexível.
Confira mais no vídeo abaixo:
Sacola
A sacola de compras é totalmente biodegradável, e pode ser
dissolvida em água quente. Em vez de desintegrá-la em água, também é possível
colocá-la na composteira, pois é feita de plástico originado do amido de milho.
O corante usado, segundo os fabricantes, é ecologicamente aprovado e seguro.
Com essa ação, a Puma pretende economizar 192 toneladas de
plástico e 293 toneladas de papel por ano, além de diminuir em 25% a sua
emissão de carbono até 2015 e fazer com que suas sacolas não sejam mais
encontradas em aterros sanitários daqui 100 anos. A marca também incentiva o
retorno dos artigos que não serão mais usados pelos consumidores para que estes
se tornem novas matérias-primas.
Para saber mais a respeito, visite a página oficial da Puma.
Fonte: eCycle