sexta-feira, 7 de junho de 2013

A geladeira é reciclável?


O descarte inadequado pode liberar gases tóxicos

Muita gente não sabe, mas geladeiras, assim como outros eletrodomésticos, são recicláveis. Não é raro encontrar esse tipo de aparelho jogado em terrenos baldios, rios e estradas.

Essa é uma situação extremamente perigosa, já que as geladeiras podem causar diversos problemas se não descartadas corretamente. Em primeiro lugar, são grandes e pesadas, alterando fortemente qualquer ecossistema.

De acordo com levantamentos realizados pela Indústria Fox, empresa especializada na reciclagem desse tipo de aparelho, geladeiras e freezers contribuem com 200 mil toneladas de resíduos descartados por ano no Brasil.

Além disso, podem liberar gases perigosos, como o Clorofluorcarboneto (CFC), que é responsável pela diminuição da camada de ozônio, e poluentes orgânicos persistentes (POPs) como o mercúrio. Outro problema associado ao descarte inadequado é a procriação de animais peçonhentos no interior das geladeiras, trazendo riscos à saúde humana.

Reciclagem

O processo é relativamente simples. Primeiro, os agentes de refrigeração, como o CFC, são extraídos do interior do compressor da geladeira. Em seguida, são tratados por um processo térmico que transforma o gás em solução ácida, que pode ser utilizada pela indústria química. O mesmo acontece com os POPs presentes na máquina.

Em seguida, o que sobra do aparelho é triturado e os restos de plástico, ferro, alumínio e quaisquer outros materiais que possam ser reutilizados são separados e encaminhados a empresas e cooperativas recicladoras.


Mas a reciclagem não é a única solução. A doação também é sempre bem-vinda, desde que a geladeira ou freezer esteja em boas condições de uso. Entidades sociais e ONGs, como o Exército da Salvação, retiram esse tipo de produto na sua residência!

Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário