quinta-feira, 9 de maio de 2013

Saiba como se engajar no dia "De Bike ao Trabalho"



A ação é uma boa oportunidade para promover a socialização entre as pessoas que usam ou pretendem adotar a bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho. | Foto: Reprodução/Facebook

Nesta sexta-feira (10), várias cidades brasileiras vão receber o dia "De Bike ao Trabalho", iniciativa que promove a bicicleta como opção de transporte até as empresas. A campanha é realizada pelo Bike Anjo, organização de ciclistas que incentiva o modal sustentável nas grandes cidades.

A ação é uma boa oportunidade para promover a socialização entre as pessoas que usam ou pretendem adotar a bicicleta como meio de transporte para chegar ao local de trabalho. A campanha, que teve origem nos EUA nos anos 1950, integra pessoas, empresas e até mesmo cobra melhorias aos representantes políticos.

De acordo com os organizadores do dia De Bike ao Trabalho, as ações não deverão ser tomadas isoladamente. Seja na adesão pessoal, seja nas corporações ou, ainda, nas medidas adotadas pelos governantes, a meta é aumentar o número de viagens de bicicleta até o trabalho.

Apresente a iniciativa à sua empresa
Faça a sua empresa vestir a camisa do dia De Bike ao Trabalho. Apresente as propostas dos Bike Anjos para o seu chefe, lembrando que, em primeiro lugar, é preciso orientar a todos os funcionários sobre o uso das bicicletas.

Segundo os organizadores, os locais de trabalho que abraçarem a causa das bikes devem distribuir uma cartilha de dicas, realizar um seminário sobre trânsito no espaço urbano e promover um ponto de encontro para garantir a segurança das pessoas que forem trabalhar de bicicleta.

O evento pode gerar um importante legado para as empresas: a partir da experiência, poderão ser construídos estacionamentos permanentes para ciclistas e paraciclos nos locais de trabalho que participarem da iniciativa.

Faça Você Mesmo
Caso a sua empresa não faça parte oficialmente do dia De Bike ao Trabalho, reúna-se com os colegas e monte uma programação especial para a sexta-feira. Divulgue as informações da campanha, verifique as condições das bikes antes de sair de casa e organize grupos de pedal para que as pessoas façam o trajeto juntas, aumentando a segurança dos participantes. Além disso, vale combinar uma bicicletada ao final do expediente para levar às localidades mais próximas ao local em que moram os funcionários.

Espalhe a ação na cidade onde você vive
Para melhorar a qualidade do transporte sustentável nos centros urbanos, a população deve cobrar medidas mais efetivas dos governantes. Os organizadores da campanha produziram modelos de cartas de incentivo paraconvencer os representantes políticos, a fim de estabelecer o dia De Bike ao Trabalho no local em que você vive.

Com um grande número de pessoas envolvidas, é possível pedir o fechamento das vias públicas para a circulação das bikes, ou, ainda, sugerir a criação de um programa de educação no trânsito para motoristas e ciclistas.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário