segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pessoas que moram perto de parques vivem mais felizes



Se apenas cinco minutos de contato com o verde por dia, realizando atividades simples como caminhar, cuidar do jardim, andar de bicicleta ou passear por uma praça com o cachorro, já melhoram o humor, a autoestima e a saúde mental, cabe perguntar quais são os benefícios de morar perto de uma área verde.

Você acreditaria se lhe dissessem que isso se compara a um terço dos sentimentos prazerosos que os noivos experimentam no momento do “sim”, e a um décimo da felicidade de um desempregado quando consegue trabalho? Pode soar um tanto exagerado, mas é o que afirma um estudo publicado recentemente na revista Psychological Science.

Conduzido por pesquisadores da Universidade de Exeter, o estudo envolveu dez mil pessoas, de cinco mil residências do Reino Unido.

Os dados foram obtidos com os resultados de uma pesquisa sobre satisfação pessoal e angústia, realizada pelo British Household Panel Survey, que foram cruzados com as áreas em que moravam cada um dos participantes. O estudo conclui que viver nas proximidades tanto de parques como de áreas verdes gera uma agradável sensação de bem-estar.

Chefiado por Mat White, a pesquisa pretendia ir além dos estudos anteriores, que demonstravam uma ligação entre a saúde mental e os espaços verdes. No entanto, os pesquisadores se viram diante de um dilema do tipo “o ovo ou a galinha”: é a área verde que faz as pessoas se sentirem mais felizes, ou pessoas felizes tendem a morar perto de áreas verdes?

Para responder à pergunta, o trabalho se concentrou nas experiências de um mesmo grupo de amostragem durante um período de 18 anos. A análise dos dados comprovou que são os espaços verdes que exercem uma influência positiva sobre as pessoas.

Os resultados do estudo reforçam a importância de preservar e fomentar espaços verdes dentro das cidades, não só para atuarem como pulmões urbanos, mas para multiplicarem suas influências positivas sobre a população que vive nas proximidades desses espaços.


Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário