sexta-feira, 3 de maio de 2013

Parece, mas não é


PACA

COMPRIMENTO: 32 a 60 cm
PESO: 6 a 8 kg
DIETA: Frutos, raízes, folhas e cascas de árvore
EXPECTATIVA DE VIDA: 16 anos
PREDADORES: Onça-pintada, onça-parda, jaguatirica e cachorro-vinagre

Solitária, não tolera parceiros fora do período de acasalamento, abandona o filhote após o desmame e não convive bem com humanos. Tem pelos curtos, ásperos e acastanhados, além de manchas amareladas na barriga. As patas fortes e as garras auxiliam na corrida e na escavação de tocas com várias entradas e saídas.




ARIRANHA

COMPRIMENTO: 1,5 a 1,8 m
PESO: 22 a 45 kg
EXPECTATIVA DE VIDA: 15 anos
DIETA: Peixes, pequenos mamíferos e aves
PREDADORES: Não tem

A cor da pelagem curta varia entre o marrom e o acastanhado. Patas largas com membranas interdigitais e cauda longa e achatada fazem da ariranha uma boa nadadora. Ela caça durante o dia e constrói tocas nas margens de rios e lagos. Vive em grupos de até 12 indivíduos.




CUTIA

COMPRIMENTO: 40 a 60 cm

PESO: 1,5 a 2,8 kg
DIETA: Frutos, brotos e sementes
EXPECTATIVA DE VIDA: 14 anos
PREDADORES: Onça-pintada, onça-parda e jaguatirica

É conhecida pela cabeça alongada e pela cauda curta. Tem quatro dentes incisivos grandes e curvos. Quando ameaçada, eriça os pelos, duros, compridos e espessos. Vivendo em pequenos grupos, tem a seguinte estratégia alimentar: enterra o alimento nos períodos de fartura e só o desenterra na época de escassez. Ela se abriga em tocas, em meio de raízes e troncos caídos.



CAPIVARA

COMPRIMENTO: 1,2 m, em média
PESO: 80 kg
EXPECTATIVA DE VIDA: 15 anos
DIETA: Capim, grama, ervas e vegetação aquática
PREDADORES: Homem, onça-pintada, onça-parda, sucuri e jacaré

A capivara - maior roedor do mundo - é o único desta lista que, além de viver na América do Sul, também ocorre na América Central. Ela se adapta bem a qualquer ambiente, habitando lugares impróprios para outros mamíferos, como rios e lagoas poluídos em grandes cidades. Vive em grupos de dezenas de indivíduos e, assim como a paca e a cutia, vai para panela em algumas regiões do Brasil. As tocas da paca têm várias entradas e saídas. Rangendo os dentes, ela emite sons para se comunicar e para espantar agressores.

Fonte: Planeta Sustentável 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário