terça-feira, 7 de maio de 2013

Jogo de tabuleiro educa crianças sobre aquecimento global



Crianças precisam salvar família de urso do aquecimento globalFotos: Divulgação

Antes que a geleira seja aquecida e derreta, os participantes precisam reunir a família de ursos, respondendo perguntas sobre aquecimento global e preservação do meio ambiente. É assim que funciona o Meltdown, um jogo desenvolvido para crianças pela agência de comunicação Kolle Rebbe da Alemanha, que reúne educação ambiental e entretenimento, segundo informa o site Springwise.com.

Ao utilizar o MeltDown, criado para a revista infantil GEOlino, os jogadores preenchem um molde com água e coloca-o no congelador para formar a pequena geleira. Durante o jogo as crianças precisam ajudar a família de ursos a irem para o centro da geleira antes que o gelo derreta, simulando ao aquecimento global. No entanto, até proporcionarem o  "salvamento", os participantes respondem perguntas sobre o assunto.
  

É preciso reunir toda família no maior bloco de gelo

Para comentar o papel dos jogos na educação das crianças, o EcoD ouviu a professora pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Senai-Cimatec Lynn Alves, especialista em jogos digitais e aprendizagem. “Os jogos possuem a capacidade de potencializar funções cognitivas que estavam em desenvolvimento, consolidam aprendizagem e ajudam a criança a lidar com regras, trabalham o convívio, o estabelecimento de metas”, afirma.

“Mas o jogo não é o centro de tudo, não vai transformar crianças em cidadãos críticos se a realidade dele não corrobora, se, neste caso, em que estamos falando de educação ambiental, a preservação do meio ambiente não for um tema que a família dele valorize, ou seja contrária. A criança pode entrar em conflito”, alerta a pedagoga Lynn, mestre e doutora em Educação e Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

2012: ano quente

Em matéria recentemente publicada, o Portal EcoD mostrou que o ano de 2012 foi o nono mais quente desde 1850 (ano em que se iniciaram os registros da temperatura). Os dados foram divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e revelam que, mesmo com a influência de resfriamento do La Niña, a temperatura global na superfície da Terra e do oceano foi de cerca de 0,11°C acima da média de 14°C registrada entre 1961-1990.

Não são apenas os animais do Ártico os prejudicados com o aquecimento global. Segundo o Projeto de Monitoramento e Avaliação do Ártico divulgado em maio de 2011, o nível do mar deve ser elevado em até 1,6 metros até 2100, devido ao derretimento das geleiras. Um estudo anterior, de 2009, o Feedbacks do Clima do Ártico: Implicações Globais, divulgado pela ONG World Wildlife Fund (WWF), mostra que com a elevação dos níveis do mar, um quarto da população mundial pode ser afetada.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário