segunda-feira, 13 de maio de 2013

Google mostra imagens do desmatamento amazônico nos últimos 28 anos



Através das fotografias é possível perceber um nítido avanço no desmatamento de áreas florestadas na Amazônia em consequência da expansão agropecuária. | Imagem: Divulgação

O Google disponibilizou uma sequência de imagens da Terra feitas a partir do satélite Landsat. A compilação, chamada de timelapse, mostra claramente as mudanças ocorridas no planeta nas últimas três décadas. Um dos destaques é o desmatamento amazônico.

O monitoramento começou a ser feito em 1984 e os dados disponíveis se estendem até o ano passado. Através das fotografias é possível perceber um nítido avanço no desmatamento de áreas florestadas na Amazônia em consequência da expansão agropecuária.

As informações coletadas e armazenadas pelo Google foram disponibilizadas em uma página na web chamada de Earth Engine. Através desse material, é possível fazer pesquisas e acessar imagens de diversas áreas da superfície terrestre, analisando as mudanças ocorridas nos últimos anos.

Além da floresta amazônica, foram registradas fotos que mostram a expansão costeira em Dubai, o aumento nos sistema de irrigação na Arábia Saudita, a seca do Mar Aral e do Lago Urmia, no Irã, que possuem imagens impressionantes, mostrando como as duas reservas de água quase desapareceram por completo.

O Google informa que continuará a disponibilizar essas ferramentas para auxiliar pesquisadores e permanecer monitorando as mudanças ocorridas na natureza. As informações ainda servem como suporte para trabalhos de conscientização, já que boa parte dos impactos gerados é consequência da ação humana.

Fonte: CicloVivo

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário