segunda-feira, 13 de maio de 2013

Água, desenvolvimento sustentável e os 83 rios fronteiriços do Brasil


  
O território nacional é dono de 12% de toda água doce do planeta
 "Observando algumas tendências mundiais, verificamos que a cooperação [pela água] deve ser incentivada, tendo em vista que 145 países partilham pelo menos uma bacia hidrográfica com outra nação. Isso nos revela que a cooperação é bem mais frequente do que os confrontos pelo recurso natural" - Bruno Carvalho, assessor de desenvolvimento sustentável daSecretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).

A declaração de Carvalho diz respeito ao lançamento do livro Recursos Hídricos Fronteiriços e Transfronteiriços do Brasil, desenvolvido com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de uma proposta estratégica para o planejamento, gerenciamento e monitoramento dos recursos hídricos das fronteiras brasileiras.

Para se ter ideia, o território nacional é dono de 12% de toda água doce do planeta. O país faz fronteira com dez outras nações com os quais divide 83 rios, em oito bacias hidrográficas comuns - o equivalente a cerca de 60% do território nacional, segundo o estudo.

Segundo o assessor, o Brasil precisa da formulação de uma estratégia regional para melhor utilização desse recurso e que isso requer a elaboração de políticas públicas com a participação do governo e da sociedade. "[a pesquisa] agrupa todas as informações históricas e legais sobre o tema", explicou Carvalho.

A publicação da SAE teve colaboração do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA).


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário