sexta-feira, 26 de abril de 2013

Teto de shopping tem horta de 1 000 metros quadrados

Inara Chayamiti / Horta no eto do Shopping Eldorado 


Uma pequena ilha verde se destaca entre os prédios da Marginal Pinheiros, em São Paulo. Com 1 000 metros quadrados, a horta que fica no teto do Shopping Eldorado já deu cem berinjelas e inúmeros pés de alface, entre outras plantas.

Por trás do telhado verde está o projeto de compostagem que ocorre há um ano no local. As plantas crescem diretamente no composto orgânico produzido pelo shopping. São geradas quatorze tonelas de adubo por mês a partir dos restos das 10 mil refeições servidas por dia na praça de alimentação.

Com a compostagem e a reciclagem, o shopping recicla 25% das 300 toneladas de lixo mensais.

Para realizar a compostagem, o Eldorado encomendou duas enzimas específicas para acelerar a decomposição adequada do seu lixo. Na natureza, isso levaria até 180 dias e, dessa forma, leva três horas, segundo o engenheiro agrônomo Rui Signori.

O projeto custa R$ 12.000,00 por mês. "Daqui cinco anos, vai ser praticamente inviável mandarmos lixo para o aterro devido às taxas. Quando o projeto ganhar corpo, teremos uma grande economia", prevê o técnico de operações Tiago de Lima Silva.

Até o fim do ano, Signori pretende cobrir todo o teto, que tem 9.800 metros quadrados. "Formando esse microclima, vamos chegar no segundo passo do projeto que é tentar diminuir em um grau a temperatura interna do shopping", afirma.

Fonte: Planeta Sustentavel 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário