sexta-feira, 5 de abril de 2013

Rinocerontes ganham chifres "tóxicos" contra caça ilegal


Uma reserva privada na África do Sul adotou uma medida radical para combater a caça de rinocerontes para retirada de chifres: colocar uma mistura de veneno nos cornos dos animais com corante rosa. Nos últimos 18 meses, mais de 100 rinocerontes já receberam a mistura de corante e parasiticidas, substâncias que combatem parasitas, como carrapatos, segundo informa o britânico The Guardian.

A prática de abate tendo como único fim a retirada de chifres é uma prepcupação crescente que coloca em risco a espécie. Mais de 200 animais já foram abatidos para furto de chifres na África do Sul desde o começo do ano. Moído, o chifre do animal é vendido a centenas de dólares por grama no mercado negro para ser usado na medicina asiática.

Embora não seja tóxica para o animais, a mistura é bem agressiva para os humanos. Quem por acaso consumir algum medicamento feito com chifre envenenado pode sofrer de náusea, dor de estômago e diarréia, mas não corre risco de morrer. Por causa do corante rosa, o possível consumidor poderá identificar que se trata de um chifre envenenado.

Perguntado se tinha alguma preocupação quanto a prejudicar consumidores potencialmente ingênuos, o diretor de um grupo de proprietários de terras na província de Mpumalanga respondeu: "A prática é legal. Os produtos químicos estão nos mercados. Estamos anunciando  com a mídia essa ação e colocando sinais em nossas cercas. Se alguém consumir, não vai morrer, mas espero que a a mensagem se espalhe e que as pessoas parem de consumir chifres de rinocerontes”.

Fonte: Exame.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário