terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto ambiental documenta biodiversidade de arquipélago do litoral carioca




O arquipélago é a única unidade de conservação marinha do litoral carioca na proximidade da praia de Ipanema
Foto: lmgadelha

O projeto ambiental Ilhas do Rio produziu o documentário Ilhas Cagarras – Monumento Carioca, que explica a biodiversidade do arquipélago desabitado que é a única unidade de conservação marinha do litoral carioca na proximidade da praia de Ipanema. O filme está em exibição na Colônia de Pescadores do Posto 6, em Copacabana.

O DVD do trabalho e um livro com 300 páginas de imagens e resultados científicos do projeto estão sendo distribuídos gratuitamente em universidades, escolas, museus e bibliotecas do Rio de Janeiro.

Segundo Carlos Rangel, coordenador do projeto, a ideia principal do documentário é apresentar as atividades de pesquisas que vêm sendo feitas nas ilhas e que já revelaram a existência no arquipélago de espécies até então desconhecidas pela ciência. "As Cagarras abrigam o segundo maior ninhal de fragatas da América Latina, com cerca de cinco mil aves da espécie", afirmou à Agência Brasil.

Para a criação do documentário, os pesquisadores do projeto realizaram um levantamento sobre as espécies do local e registraram 140 espécies de peixes, uma vegetação semelhante à de restinga, com 175 espécies de ervas e árvores - entre elas a gymnanthes nervosa, que não é vista no município desde a década de 1940.

O projeto

Criado pela organização não governamental (ONG) InstitutoMar Adentro, o projeto desenvolve trabalhos de pesquisa científica, educação ambiental e mobilização social.

A organização foi contemplada na quarta seleção pública do programa Petrobras Ambiental 2010 e atualmente promove cursos e palestras no Rio de janeiro.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário