quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mil dias para fim do prazo para atingir Objetivos do Milênio


2015 está chegando e os países-membros da ONU que adotaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2000 têm, apenas, mais mil dias para alcançar as metas. Para alertar a sociedade e, principalmente, os governos para o fim do prazo, a ONU promove tuitaço com a ajuda dos internautas


Reduzir a pobreza, atingir o ensino básico universal, alcançar a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e diminuir as desigualdades entre os países. Esses são os oito Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio (ODM) que, em 2000, os Estados-Membros das Nações Unidas se comprometeram a cumprir até 2015.

Nesta sexta-feira (5) faltam exatos mil dias para o fim do prazo que os países têm para alcançar essas metas e, portanto, é hora de colocar o pé no acelerador para não fazer feio perante a comunidade internacional. Para chamar a atenção da sociedade e, sobretudo, dos governos, para o tempo que resta, a ONU promove um tuitaço global.

Entre às 9h desta sexta até às 12h de sábado (6), as Nações Unidas e seus parceiros twittarão durante mais de mil minutos mensagens com a hashtag #MDGmomentum, pedindo mais união e esforço dos países para atingir os oito Objetivos do Milênio.

Os internautas podem fazer parte desse movimento e também twittar com a hashtag durante esse período. No Brasil, a ONU ainda vai além e convida as pessoas a postar, com a hashtag #pos2015, fotos e vídeos de até um minuto que representem as melhorias e desafios da implantação dos ODMs em suas comunidades. Os internautas podem enviar o material até 12/04. Até duas fotos ou vídeos serão selecionados, diariamente, pela equipe de comunicação das Nações Unidas e divulgados nas redes sociais da organização.

"Os Objetivos do Milênio provaram que metas de desenvolvimento global podem fazer uma grande diferença. O sucesso nos próximos mil dias não vai somente aprimorar a vida de milhões de pessoas, mas também nos dar incentivo extra para irmos além de 2015 e enfrentarmos os desafios do desenvolvimento sustentável", disse Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, referindo-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que devem ser adotadas por todos os países após o ano de 2015, conforme acordado durante a Rio+20.

Alguns dos ODMs já foram alcançados globalmente. A redução pela metade da taxa de pobreza, por exemplo, já foi atingida, assim como a meta de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável. No entanto, outros Objetivos ainda não foram cumpridos mundialmente, como a redução da mortalidade infantil e da fome.

Saiba mais sobre a campanha da ONU dos Mil Dias em português e inglês.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário