Apesar do grande impacto ambiental causado pelas redes de
fast-food no mundo, algumas ações podem ser destacadas como positivas.
Nos EUA, o McDonald’s aderiu ao selo MSC (Marine Stewardship
Council), que garante que o peixe usado em sanduíches como o McFish seja
proveniente de pesca legal e responsável, com baixo impacto ao meio ambiente.
Assim, os consumidores podem ficar “tranquilos”: o peixe que
estão consumindo tem a sua cadeia de produção rastreada a partir de padrões
ambientalmente saudáveis.
O mesmo selo foi introduzido nos restaurantes da rede na
Europa em 2011. Agora, cerca de 14 mil unidades norte-americanas tem sanduíches
com a certificação. No entanto, considerando a presença massiva - para não
dizer (quase) absoluta – do McDonald’s em todo o mundo, a medida torna-se
bastante localizada. Continentes inteiros ainda precisam “ganhar” a
certificação.
Apesar disso, a medida é importante como exemplo para outras
redes, já que o McDonald’s é uma das maiores compradoras de peixe dos EUA e
suas ações têm grande visibilidade.
Relembre
Há cerca de um ano, o Burguer King, outra gigante do
fast-food, anunciou alterações no fornecimento de ovos e carne de porco. Em um
prazo de cinco anos, a empresa não comprará carne de fornecedores que mantêm as
porcas reprodutoras nas chamadas “celas de gestação”e as galinhas poedeiras
(que têm por finalidade colocar ovos) em “gaiolas de bateria”.
Também no ano passado, o Mc Donald’s anunciou medidas para
eliminar maus tratos ao longo da sua cadeia produtiva.
E você, acha a medida é boa e eficiente?
Fonte: Super Interessante