A cor do gramado foi mudando, gradativamente, durante uma
transmissão ao vivo do jogo Brasil e Dinamarca. | Imagem: Divulgação
A cada quatro minutos, uma área equivalente a um campo de
futebol é desmatada no Brasil. Esse número alarmante foi a base para uma
criativa ação da organização ambiental WWF, que chamou atenção de quem assistia
o jogo da seleção brasileira.
Para mostrar como é rápido o aumento do desmatamento no
país, a cor do gramado foi mudando, gradativamente, durante uma transmissão ao
vivo do jogo Brasil e Dinamarca, pelo Torneio de Futebol Feminino, exibido na
Band em dezembro do ano passado.
É comum ocorrerem ações publicitárias nos jogos, em
especial, durante os intervalos. No entanto, dificilmente, elas tratam de
questões de cunho social ou ambiental. A
iniciativa da WWF foi realmente inusitada.
No jogo em questão, a seleção brasileira empatou com a
Dinamarca em 2x2 e foi tricampeã do Torneio Cidade de São Paulo, pelo critério
de desempate. No fim da partida, foi exibida a mensagem: "A cada 4
minutos, um campo de futebol é desmatado no Brasil. Entre no site e sabia como
ajudar". Os acessos aumentaram em 73% após o jogo e, para a WWF, isso
significa que as pessoas estão mais cientes do problema do desmatamento.
Desenvolvida pela agência Grey Brasil, a campanha foi
noticiada no site Brainstorm9, um veículo que trata, sobretudo, de trabalhos
criativos. Muitos internautas questionaram se, de fato, houve a intervenção
publicitária durante a transmissão do jogo. Porém, a própria agência divulgou
um vídeo da campanha.
Confira abaixo como foi a ação:
Fonte: CicloVivo