quarta-feira, 6 de março de 2013

Sistema promete fazer você cuidar do jardim através de rede Wi-Fi


  
O sistema é ligado a uma rede Wi-Fi, o que possibilita o tratamento do jardim em qualquer parte do mundo
Fotos: Divulgação

Quem tem jardim em casa encontra nos sistemas automáticos de irrigação uma solução para deixar as plantas sempre molhadas sem precisar se preocupar. Mas você já se perguntou se a quantidade de água programada para ser liberada é de fato a necessária para seu tipo de grama e flores? Será que não existem desperdícios?

Foi com estes questionamentos que os designers da Symp1e, empresa de tecnologias dos Estados Unidos, criaram o Waterall, um sistema de aspersão ligado a internet, totalmente automatizado, que pode ser personalizado de acordo com as plantas que crescem no jardim.

  
O sistema é ligado a uma rede Wi-Fi, o que possibilita o tratamento do jardim em qualquer parte do mundo. Além disso, ele utiliza um recurso que monitora continuamente alerta meteorológico e outras variáveis para ajustar o plano de rega sem qualquer intervenção manual.

E como esse alerta vai reduzir o gasto de água? Quando o sistema detecta uma possível chuva, o Waterall irá ajustar sua programação para economizar o recurso enquanto o alerta está em andamento e modificar o plano de rega para o resto da semana, no intuito de dar conta da quantidade de água que o quintal recebeu da chuva.


Segundo os criadores, a instalação do Waterall é simples e os usuários não terão que instalar nenhum hardware adicional ou fiação para utilizá-lo. Quando a instalação estiver concluída, os usuários podem fazer login na interface da web e inserir as informações específicas do jardim. O sistema cria um plano de rega personalizado para conservar a água e garantir um jardim saudável.

A equipe vem testando um protótipo desde maio de 2012 e afirma não encontrar nenhum problema. "O Waterall foi testado de forma tão extensa que estamos confiantes o suficiente para dizer que sua confiabilidade é comprovada", afirmaram os designers na página do Kickstarter, onde buscam ajuda para financiar o projeto.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário