sexta-feira, 1 de março de 2013

S-GRS: Ferramenta garante mais agilidade para relatórios de sustentabilidade



Uma ferramenta inovadora que permite mais gestão, organização, inteligência e eficiência no processo de implantação de relatórios de sustentabilidade. O S-GRS, desenvolvido pela empresa Visão Sustentável, visa simplificar a criação desses relatórios para empresas.

De acordo com José Pascowitch, diretor da Visão Sustentável, o S-GRS é um software on-line, multiusuário e com hierarquia de acesso. Assim, após o cadastro inicial, gestores, respondentes e validadores têm acesso às suas respectivas áreas e podem visualizar exclusivamente os campos na planilha aos quais devem preencher.

Com a ferramenta, todo colaborador previamente cadastrado pode acessar os dados de qualquer computador e o seu preenchimento é analisado em tempo real pelos consultores da Visão Sustentável. “Isso torna a gestão do processo mais eficiente na medida em que possibilita a análise das respostas fornecidas em tempo real e a consequente adequação, se necessária, pela empresa”, destaca.

Pascowitch ainda reforça que a ferramenta agrega mais agilidade e transparência ao processo, já que apenas colaboradores cadastrados podem preencher ou validar a informação incluída. Com isso, as empresas conseguem respostas dentro do prazo estipulado, com melhor qualidade e menos desgaste à equipe.

Empresas como Amilpar, CBV, Copagaz, Bombril e Itaipu são algumas das que já aderiram à ferramenta visando agilizar a análise da gestão e evolução das informações, além de facilitar o processo de uma auditoria. Para Pascowitch, isso se deve à crescente relevância da publicação de relatórios de sustentabilidade no mundo corporativo.

“Apesar de ser uma publicação voluntária, empresas do mundo inteiro têm se comprometido a divulgar aos seus públicos suas ações de sustentabilidade”, diz. Ele ainda lembra que a metodologia mais conhecida, elaborada pela Global Reporting Initiative (GRI), já se encontra hoje na sua terceira versão, com a quarta já em desenvolvimento.

“Isso mostra a importância desta publicação, que atualmente já começa a ser elaborada de forma unificada com o relatório econômico-financeiro. Esta é, atualmente, a melhor prática do mercado: juntar as informações de um Relatório Anual com as informações de um Relatório de Sustentabilidade”, conclui.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário