quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo aplicativo vai ajudar consumidores a comprar peixe de forma sustentável


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou um aplicativo com informações de mais de 550 espécies marinhas. A proposta do AppliFish é ajudar os consumidores na hora de escolher qual peixe comprar. É possível saber, por exemplo, se o peixe escolhido está em risco, qual o tipo de habitat que ele vive e o nível de ameaça enfrentado pela espécie.

A ideia é que os consumidores façam uma compra sustentável e consciente. A ferramenta também traz informações sobre nomes e tamanhos das espécies, mapas de distribuição, incluindo mudanças devido às alterações climáticas.

Segundo a FAO, com o AppliFish as pessoas poderão comprar um peixe que não está ameaçado de extinção e assim garantir que a espécie continue a existir pelas próximas gerações.

Exploração

A agência destaca que o consumo de peixe dobrou nos últimos 50 anos e que, em 2009, 30% dos estoques mundiais de foram superexplorados.

O aplicativo foi criado pela plataforma i-Marine, formada por 13 institutos de pesquisa, universidades e organizações internacionais de três continentes.

Há ainda uma versão para a internet, com informações científicas adicionais para ajudar produtores e políticos a melhorar leis sobre o manejo e conservação dos recursos do mar. Financiado pela União Europeia, o AppliFish está disponível, de graça, para aparelhos de celular com os sistemas iOS e Android.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário