quinta-feira, 7 de março de 2013

Maior recicladora de papéis do Nordeste conta com certificações FSC



Fábrica da Penha em Santo Amaro, no Recôncavo baiano
Foto: Sudic

A Penha Papéis, maior produtora de papel reciclado do Nordeste, conta com a certificação sustentável Forest Stewardship Council (FSC) em todas as suas unidades instaladas na Bahia - a produção anual do tipo ondulado (destinado à fabricação de embalagens) é de 120 mil toneladas.

“A certificação atesta o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável da Penha”, afirmou o diretor geral das unidades Bahia e Paraná, Maurício Andrade.

Segundo ele, o processo se inicia na aquisição de papelão descartado (132 mil toneladas anuais), que serve de matéria-prima para a fabricação de papel, que, por sua vez, se destina à fabricação de embalagens de papelão, voltadas às indústrias de alimentos, higiene e limpeza, eletroeletrônicos, farmacêuticos e calçados.

“De forma inédita no Brasil, o processo industrial de fabricação de papel da Penha utiliza como energia a biomassa de bambu, cultivado de forma sustentável em fazendas nos municípios de Santo Amaro, Cachoeira e São Francisco do Conde”, explicou Andrade.

As atividades das quatro unidades baianas (Depósito de Aparas Nossa Senhora da Penha, Penha Papéis, Penha Embalagens e Penha Agroflorestal) geram aproximadamente 1,5 empregos diretos na região de Santo Amaro e em Salvador, além de mobilizarem cerca de 28 mil pessoas no estado, envolvidas com coleta de aparas de papelão, geralmente organizados em cooperativas.

O Grupo Penha também se concentra nos estados de São Paulo e no Paraná.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário