quarta-feira, 13 de março de 2013

Faça você mesmo: desinfetante caseiro



O desinfetante pode ser usado na limpeza da casa, também como antisséptico para pequenas feridas e esterilizador de legumes e verduras

Germes e bactérias estão por toda parte da sua casa. Eles são muito comuns e aparecem nos móveis, nas louças, no banheiro e onde você menos imagina. Por isso, é importante que se tenha um desinfetante para ajudar na remoção desses microorganismos e para deixar sua casa mais limpa. No entanto, a maior parte desses produtos é considerada tóxica e pode contaminar o usuário e o ambiente. Juntando um lugar sujo, cheio de bactérias, com um spray que é nocivo à saúde, o resultado só pode ser ruim.

Existem outros métodos mais sustentáveis para resolver esse problema. Um deles é a criação caseira de um desinfetante com ingredientes acessíveis e menos danosos ao meio ambiente. O que apresentaremos abaixo foi desenvolvido por um cientista do Departamento de Ciência Alimentícia eTecnologia da Virginia Tech, nos EUA, para remover salmonela das carnes e vegetais, mas que funciona também para eliminar microorganismos transmissores de gripes e resfriados.

Ingredientes necessários

-100 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a uma concentração de 3%;
-250 ml de vinagre branco
-250 ml de água
-1 frasco com capacidade para 500 ml;
-1 bico de pulverização (caso o frasco não o possua).

Procedimento

Encha o frasco com a água e o vinagre branco e coloque o bico de pulverização na sequência.
Mantenha seu potinho de água oxigenada em uma mão e o spray de vinagre na outra. Em seguida, defina a área que você quer desinfetar e despeje um pouco de água oxigenada e, depois, borrife o vinagre diluído.

Esse desinfetante foi desenvolvido para ser pulverizado diretamente na comida, mas você pode usá-lo para vários outros fins. Ele pode servir como um antisséptico para pequenos ferimentos ou até como esterilizador de frutas e legumes (mas é necessário lavá-los após a aplicação do desinfetante).

Essa variedade de opções ocorre devido às propriedades antissépticas da água oxigenada.
Confira no vídeo abaixo (em inglês) como fazer esse desinfetante. Nele, usa-se também o sabão de castilha. No entanto, como se trata de um produto difícil de se encontrar no Brasil, ele pode ser descartado da receita.




Fonte: eCycle

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário