sexta-feira, 1 de março de 2013

Dia do Turismo Ecológico: veja dicas para planejar uma viagem consciente



No dia 1º de março, comemora-se o Dia do Turismo Ecológico. No Brasil, uma campanha que tem se destacado nesta área é o Passaporte Verde, que estimula o turista a ser mais responsável e consumir de forma consciente, procurando reduzir os impactos negativos do seu comportamento com o meio ambiente nos destinos que visita.

O ministério do Meio Ambiente do Brasil vai incentivar o turismo ecológico junto a mais 20 nações que também se preocupam com os impactos socioambientais causados pelo ser humano durante suas viagens.

Esse tipo de passeio leva em consideração, por exemplo, o consumo de produtos, serviços de lazer, e, em geral, a realização de uma viagem mais consciente.

O estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável partiu de uma iniciativa voluntária do governo francês, mas outros países também já adotaram a ideia.

A campanha consiste em um conjunto de informações e dicas de turismo ecológico. O primeiro passo é escolher corretamente o destino, levando em consideração os lugares que adotam políticas mais sustentáveis, respeito à cultura e à comunidade. Para isso, busque ajuda de especialistas em ecoturismo.

Após escolher o local, é hora de arrumar as malas. Veja abaixo algumas orientações do Passaporte Verde sobre o que levar na viagem. Assim, você se diverte sem prejudicar o meio ambiente:

- Tente não levar de casa nada que possa encontrar no seu destino. Comprar produtos de higiene ou alimentos no mercadinho local, objetos de artesanato e produtos regionais, contribui com a geração de empregos, aumenta a renda dos moradores e valoriza os talentos locais.

- Cuidado com pilhas, baterias e lâmpadas: estes pequenos objetos contêm materiais tóxicos que contaminam a água e o solo quando descartados de forma inadequada. Jamais descarte-os no lixo comum, deposite esses itens em coletores específicos. Se não encontrar lugar adequado para depositá-los, traga-os de volta.

- Embalagens são um problema para o meio ambiente, por isso, retire-as das mercadorias antes de viajar. Além de produzir menos lixo, você vai deixar sua bagagem mais leve, evitar emissões durante o transporte e poupar fôlego durante caminhadas com mochila. Se levar uma embalagem cheia, traga-a vazia na volta.

No site Passaporte Verde você terá acesso a mais dicas para fazer uma viagem consciente.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário