terça-feira, 19 de março de 2013

Cinco razões para ter plantas no trabalho

Quem não gosta de ter pelo menos uma plantinha em casa ou no trabalho? Mas, quem faz isso achando que está apenas dando um toque verde no ambiente se engana. Os benefícios daquela simples vegetação são indispensáveis e fundamentais para a nossa saúde.

De melhorar a qualidade do ar, aliviar o estresse, até aumentar a produtividade, aqui estão cinco razões, listadas pelo site Earth911, para se ter uma planta em sua mesa de trabalho.

1. Melhorar a qualidade do ar interno
Além de trazer um toque amigável, o crescimento de plantas vivas no ambiente de trabalho pode ajudar a limpar o ar e até mesmo melhorar a saúde, de acordo com um estudo da Nasa.

A pesquisa também sugere que as plantas desempenham um papel psicológico no bem-estar, e que as pessoas realmente se recuperam de doenças mais rapidamente na presença delas.

2. Reduzir o estresse
Em sua dissertação de mestrado ambiental na Universidade de Surrey, no Reino Unido, a estudante de psicologia Helen Russell começou a encontrar provas científicas para noções já amplamente percebidas, de que as plantas no escritório podem reduzir o estresse.

No estudo, Russell pediu aos participantes que fizessem um teste difícil em uma sala cheia de plantas, e comparou a frequência cardíaca e a pressão arterial com as pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas. No geral, os resultados de Russell mostraram que plantas aliviaram o estresse dos participantes.

3. Aumentar a produtividade
Um simples vaso de planta na mesa de trabalho não só ajuda a relaxar durante um dia agitado, mas também pode aumentar o foco e produtividade.

Em um estudo publicado no Jornal de Horticultura Ambiental, pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, relataram que as plantas de interior ajudam os profissionais a executarem suas tarefas com mais foco e eficiência.

O estudo pediu aos trabalhadores para concluir uma tarefa simples em um computador em uma sala com plantas e comparou seu desempenho com os trabalhadores que completaram a mesma tarefa na mesma sala, sem plantas. Os resultados mostraram que o aumento da produtividade em 12%, na presença de plantas. Além disso, 10% das pessoas testadas no quarto com plantas relataram sentir mais atenção depois da tarefa do que os testados sem plantas.

4. Salas mais confortáveis
A faixa de umidade recomendada para a saúde humana está entre 30 e 60%, mas muitos escritórios estão aquém destes números, especialmente no verão e nos meses de inverno. Umidade interior baixa pode levar a um aumento de fadiga respiratória. O mesmo estudo da Universidade do Estado de Washington comprovou que um toque de verde pode ajudar a corrigir esse problema também.

Os resultados mostram que, quando as plantas foram adicionadas a uma sala, a umidade relativa do ar aumentou significativamente, mas não excessivamente, deixando a sala na faixa de conforto ideal.

5. Lembrar da importância de cuidar do meio ambiente
Manter uma planta em sua mesa tem um monte de benefícios para a saúde e bem estar. Mas ela também pode ampliar o seu estilo de vida verde

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário