Light Car, modelo 100%
elétrico idealizado para programas de compartilhamento de veículos em centros
urbanos, os chamados car sharing - apresentação do veículo foi nesta semana, no
Salão de Genebra
Fotos: Divulgação
Um em cada 16 novos carros vendidos no mundo em 2020 será
híbrido, plug-in ou elétrico. A previsão é da consultoria
PricewaterhouseCoopers (PwC), que projeta um crescimento acentuado dos veículos
ambientalmente corretos (ou menos poluentes). Até o final da década, segundo a
pesquisa, esses automóveis vão responder por 6,3% do mercado automotivo
mundial.
A queda nos preços, que deverão ficar mais acessíveis e
competitivos, será uma das principais alavancas para o aumento da popularidade
dos carros menos poluentes, que hoje somam 4,5 milhões de unidades em
circulação, a maioria híbridos. Mas outras mudanças também ajudarão o setor.
Homem recarrega modelo
de smart elétrico em uma estação de recarga na Alemanha
Foto: Getty Images
Segundo o estudo da PWC, o incremento do número de estações
de recarga e de locais para troca de baterias vão reforçar a infraestrutura
elétrica das cidades - e a confiança dos consumidores. Uma rede de
reabastecimento ampla é condição fundamental para a expansão do mercado de
carros elétricos e híbridos.
Hoje, motoristas gostariam de comprar um modelo ecológico,
mas temem ficar no meio do caminho, com a bateria zerada e sem possibilidade de
reabastecer.
Na ausência de uma, reina a insegurança entre os motoristas,
que até gostariam de comprar um modelo ecológico, mas temem ficar no meio do
caminho, com a bateria zerada e sem possibilidade de reabastecer.
Mais quilômetros, menos carga
Nesse sentido, a criação de baterias com maior capacidade de
armazenamento de energia é outro fator que deverá atrair mais interessados.
Atualmente, um dos modelos elétricos mais vendidos do mundo, o Nissan Leaf,
consegue rodar até 160 km com uma única carga, o que para trajetos curtos
dentro da cidade é mais do que suficiente.
O problema se instala mesmo quando se quer percorrer longas
distâncias, uma viagem, por exemplo. Até o momento, o único país que dá para
atravessar de leste a oeste, norte a sul, dentro de um carro elétrico sem
esquentar a cabeça é a Estônia.
Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a
implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos. Cada uma das 165
estações recarrega até 90% da bateria em menos de 30 minutos. Dependendo do
modelo, uma única carga permite rodar 140km por apenas R$ 13,00.
Fonte: EcoDesenvolvimento