quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Volta às aulas: Dicas de uma lancheira sustentável




Mês de fevereiro é sinônimo de volta às aulas. Além das crianças, os pais também começam uma nova rotina, como levá-las a escola ou até mesmo escolher todos os dias o quê colocar na lancheira dos filhos.

Para os pais que todo o dia têm dúvidas quanto a alimentação dos filhos na escola, é importante lembrar que mais do que saciar a fome deles no intervalo das aulas, essa refeição também precisa ser saudável e nutritiva. Por meio de pequenas substituições é possível montar a lancheira das crianças de forma a não agredir o meio ambiente. 


Prefira vasilhas plásticas

Muitos pais enviam lanches, frutas, bolos enrolados em papel laminado, filme ou guardanapos, o que acaba gerando mais lixo. Dê preferência às vasilhas plásticas, no entanto, fique atento à composição dos potes. O ideal é adquirir aqueles livres de bisfenol-A (substância presente nos plásticos e nociva à saúde). Essa informação se encontra no rótulo da embalagem.




Cuidados com a lancheira

 A escolha da lancheira também merece atenção. Geralmente as crianças preferem aquelas que tem o seu personagem preferido, mas a qualidade do produto é fundamental. É preciso verificar o certificado de que são térmicas, essa informação geralmente consta na etiqueta.

Além disso, elas devem estar sempre limpas, lavadas com detergente de preferência biodegradável e cujos resíduos não sejam poluentes. E não esqueça de verificar a lancheira quando seu filho retornar da escola. Também é importante conferir o que ele comeu. Aproveite para fazer uma limpeza!



Troque o suco de caixa pelo natural

Os sucos naturais são uma opção muito mais saudável que os industrializados. É importante prepará-los antes das crianças irem para a escola, o mais próximo possível do consumo. Assim, evita-se a perda de alguns nutrientes. É importante que a bebida seja posta em uma garrafa térmica.





O que não pode faltar na lancheira

Alimentos energéticos – eles são essenciais para que seu filho tenha disposição para correr, brincar e estudar. Presentes em cereais como o arroz e o trigo, nos açúcares, como o mel, e nas gorduras, como o azeite. Mas, cuidado! Eles não podem ser ingeridos indiscriminadamente. São alimentos mais calóricos e fáceis de serem estocados em forma de gordura no nosso corpo.

Alimentos construtores – são as proteínas animais e vegetais, protagonistas na formação de nossos músculos, ossos e órgãos. Para representar essa categoria, podemos citar o leite e seus derivados, as carnes e leguminosas como o feijão e a soja.

Alimentos reguladores – são os responsáveis por regular e controlar as funções do organismo, e é aí que entram as frutas, as verduras e os legumes.


O que não deve entrar

Nem é preciso dizer que salgadinhos de pacote, frituras, refrigerantes e doces devem ser – na medida do possível – excluídos do cardápio semanal de uma criança. Esses alimentos oferecem muito sal, conservantes, açúcar e quase sempre nenhum benefício nutricional.

Enlatados, sucos de caixinha, frios e alimentos industrializados no geral, devem ser escolhidos com critério. Os pais devem estar atentos às informações presentes nos rótulos: a lista de ingredientes e as informações nutricionais.

Fonte: Ecodesenvolvimento 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário