quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Menos árvores derrubadas? Italianos criam papel feito de pedra



Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal, entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o papel.

Ao pensar nisso a companhia italiana Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel de trás para frente, em inglês) também é à prova d'água, e pode até mesmo ser limpo.


As vantagens do Repap não param na redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação de papel normal pode ser evitada.

Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de plástico, como vasos de flores e bolsas.

Fonte: Ecodesenvolvimento .com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário