quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tartaruga-de-couro é ameaçada por perda de habitat na Indonésia


A tartaruga-de-couro é considerada criticamente ameaçada de extinção. a situação da espécie pode ser ainda pior com a perda gradual de um dos principais locais utilizados para sua reprodução, as praias de Bird’s Head, na Indonésia.

A região é considerada o principal espaço de reprodução das tartarugas Dermochelys coriacea. No entanto, o que se identifica é uma redução drástica no percentual de tartarugas que se deslocam até a região asiática para depositar seus ovos e também na quantidade de filhotes que conseguem se desenvolver e chegar novamente ao mar.

O estudo, publicado na revista científica “Ecosphere”, foi liderado por pesquisadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), em parceria com a Universidade do Alabama, a Universidade Estadual de Papua, na Indonésia e a ONG WWF. As informações coletadas pelos cientistas mostram que, em 27 anos, os ninhos de tartarugas-de-couro na Indonésia sofreram redução de 78%.

As causas para este declínio são muitas e estão particularmente ligadas às ações humanas. Além de ser necessária a existência de alimento nas proximidades das praias para que os animais se aproximem, as tartarugas que conseguem chegar ao local têm que enfrentar outros desafios.

Porcos e animais domésticos, por exemplo, são grandes ameaças, pois eles bichos acabam se alimentando dos pequenos ovos botados na praia. As tartarugas também estão à mercê de caçadores e impotentes quanto às redes de pesca que varrem o que encontram pela frente no mar.

De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês), as tartarugas-de-couro foram de uma população com 115 mil fêmeas adultas em 1982, para apenas 20 mil na década de 90. Ainda não se tem dados concretos sobre a quantidade atual.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário