quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Guia: Como implantar a coleta seletiva



 A coleta seletiva é mais simples do que se imagine e traz muitos resultados positivos

Apesar de ter um custo mais alto do que a convencional, a coleta seletiva pode resolver parte dos problemas relacionados aos resíduos sólidos, apresentando benefícios ambientais, sociais e econômicos para o Brasil.

Segundo a associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), apenas cerca de 8% das cidades brasileiras realizam coletas seletivas. Uma pesquisa realizada pela organização aponta que as prefeituras exercem a prática em 52% dos municípios analisados e empresas particulares executam a coleta em 26%.

Mas a mobilização em prol da causa pode ser bem maior. É mais simples do que se imagina e traz muitos resultados positivos, basta seguir alguns procedimentos. Conheça-os:

1. Preparação do condomínio para a coleta (Seja empresarial ou residencial)


Uma comissão deve ser escolhida

É importante o decreto de uma comissão responsável pelas atividades. Essas pessoas deverão ficar responsáveis por tomar decisões, tais como:

  • Como a separação dos resíduos será feita? Uma boa opção é a distribuição de sacos com cors diferentes para materiais recicláveis. A decisão evita confusões na hora de retirar o material;
  • Os funcionários do condomínio irão retirar o material reciclado dos apartamentos/estabelecimentos ou haverá uma lixeira grande, separada por material, para os próprios condôminos depositarem os resíduos? Neste caso, o valor do recipiente deve ser levado em consideração;
  • Onde o lixo reciclável vai ser acondicionado até ser coletado e quem irá retirar a coleta seletiva do condomínio? Seja uma ONG, cooperativas ou catadores, o importante é que haja compromisso na coleta dos recicláveis.

2. Conscientização dos condôminos


Cartazes educativos e de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por, pelo menos, três meses
Foto: Divulgação EcoD

Após tomar as primeiras decisões, sensibilizar toda população local é o mais importante. Palestras, reuniões e cartazes devem fazer parte da ação. Cartazes educativos e de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por, pelo menos, três meses. 

3. Orientação para que a coleta seja correta


Camapnhas frequentes são importante
Foto: Divulgação EcoD

Campanhas internas frequentes também podem ser um boa pedida. Os condôminos devem ser orientados acerca de como realizar a coleta seletiva de forma certa, reconhecendo a destinação de cada material, de recicláveis a orgânicos. 

Saiba como descartar:


4. Destinação que será dada ao material reciclado


Opte por trabalhar com uma cooperativa que apresente CNPJ
Foto: Maria Guadalupe

Saber a destinação que será dada ao material reciclado é fundamental. É bom procurar saber se, em sua cidade, a prefeitura não oferece algum tipo de coleta seletiva. Caso não, procure uma cooperativa ou uma ONG. Encontre Postos de Coleta Seletiva em todo o Brasil. O ideal é que os resíduos sejam recolhidos de uma a duas vezes por semana, dependendo do tamanho do condomínio. Escolha trabalhar com uma cooperativa que apresente CNPJ.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário