quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Copenhague quer ser primeira capital neutra em carbono do mundo até 2025


Foto: Alado

Exemplo mundial em utilização da bicicleta como meio real de transporte, Copenhague planeja demonstrar que a sua sustentabilidade vai além de ações verdes isoladas. O prefeito da cidade dinarmaquesa, Frank Jensen, anunciou que a local almeja se tornar a primeira capital do mundo completamente neutra em carbono até 2025.

Apesar da data final, o Plano para o Clima de Copenhague, de 2009, já prevê uma redução de 20% das emissões para 2015, em comparação ao ano de 2005.

Mesmo para a cidade que foi palco da Cop-15, uma das mais emblemáticas conferências sobre o clima, a tarefa não é nada fácil. De acordo com o relatório do Índice Europeu de Cidades Verdes, produzido pela Economist Intelligence Unit, mesmo sendo considerada a mais verde, Copenhague emite cerca de 5,38 toneladas anuais per capita.

Além disso, até 2025, a estimativa é que a população cresça em 100 mil habitantes – número significativo em uma cidade com 1,2 milhões de pessoas.

Edifícios

Além do investimento maciço em transporte sustentável, algumas medidas serão ainda adotadas para cortar a  pegada ecologica da cidade. É o caso do reaproveitamento de águas pluviais e a melhoria do desempenho térmico e isolamento dos edifícios.

Somente em relação aos sistemas de calefação, Copenhague necessita implantar medidas para uma transição para combustíveis renováveis. A cidade ainda depende do gás natural e do carvão, 32% e 20% respectivamente, para manter o sistema. O diesel ainda é utilizado (9%), mas é a proporção de combustíveis renováveis que mais cresceu: de 8% para 32% em apenas um ano – 2009/2010. A redução das emissões de carbono da calefação foi de 16%, de 2005 a 2010, de acordo com dados da prefeitura.

Com seis novos bairros "sustentáveis" planejados, Jensen afirmou que o maior desafio a ser enfrentado, em uma apresentação para arquitetos no último mês, em Nova Iorque, é a adaptação edifícios existentes para a redução de energia e água.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário