segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Expedição registra 13 espécies na Floresta do Sincorá


Na primeira expedição do projeto Monitoramento da Avifauna nas Unidades de Conservação do Bioma Caatinga, pesquisadores liderados pelo Centro Nacional de Pesquisas Para a Conservação das Aves Silvestres (Cemave) capturaram 232 indivíduos e registraram 141 espécies na Floresta Nacional Contendas do Sincorá, na Bahia.

O projeto integra o Programa de Monitoramento da Biodiversidade e visa verificar a riqueza e a abundância de hábitats em Unidades de Conservação. Durante o programa será verificada a capacidade das unidades para manter as populações das espécies viáveis ao longo do tempo.

A expedição avançou no registro de espécies e acrescentou 13 à lista de pesquisa anterior. São elas: pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos); arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus falcularius); andorinhão-do-temporal (Chaetura meridionalis); Pararu-azul (Claravis pretiosa); irerê (Dendrocygna viduata); torom-do-nordeste (Hylopezus ochroleucus); Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus); guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata); maracanã-verdadeira (Primolius maracanã); papa-mosca-do-sertão (Stigmatura napensis); suiriri-cinzento (Suiriri suiriri) e juruviara (Vireo olivaceus).

A próxima expedição esta prevista para a estação seca, em meados de julho e agosto. Os pesquisadores estão confiantes em ampliar o número de registros de novas espécies na floresta nacional, principalmente das espécies aquáticas.

Fonte: Terra.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário