segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Convenção de Ramsar elege sítio Llanos de Moxos


A região de Llanos de Moxos, localizada na fronteira da Bolívia, Peru e Brasil, é designada pela Convenção de Ramsar sobre Áreas Úmidas de Importância Internacional como seu maior sítio. Com mais de 6,9 milhões hectares - equivalentes à área da Holanda e da Bélgica juntas - possui savanas tropicais e registra secas cíclicas e inundações.

As áreas úmidas possuem rica biodiversidade. Em Llanos de Moxos já foram identificadas 131 espécies de mamíferos, 568 diferentes tipos de aves, 102 de répteis, 62 de anfíbios, 625 de peixes e pelo menos mil espécies de plantas. Várias espécies - incluindo a ariranha e o golfinho do rio boliviano - foram identificadas como vulneráveis, em perigo ou em risco crítico de extinção.

A região é cortada por três Rios: o Beni, no oeste, o Iténez ou Guaporé no leste, e o Mamoré, na região central. Os rios vão formar o Madeira, maior afluente sul do Rio Amazonas. As áreas úmidas Llanos de Moxos são importantes para evitar inundações, manter vazões mínimas nos rios durante a estação seca e regular o ciclo hidrológico da região.

A área é pouco povoada, composta por sete territórios indígenas e oito áreas protegidas. Comunidades camponesas e propriedades privadas também existem na região, dedicando-se principalmente à agricultura.

"Reconhecemos o importante papel destas áreas úmidas para a conservação da Mãe Terra, assim como a importância da declaração confirmando Llanos de Moxos como áreas úmidas protegidas internacionalmente. Estamos orgulhosos de confirmar ao mundo que o governo da Bolívia está comprometido, em colaboração com os atores sociais, para assumir a preservação dessas áreas como evidência de nossos esforços para alcançar o desenvolvimento para todos os nossos cidadãos. Este é um passo importante à medida que continuar a criar uma relação verdadeiramente harmônica entre nossos povos e da Mãe Terra", afirma vice-ministro do Ambiente da Bolívia, Juan Pablo Cardozo Arnez.

A Convenção sobre Áreas Úmidas de Importância Internacional é um tratado intergovernamental, assinada por 160 países em 1971, na cidade iraniana de Ramsar. A missão da Convenção de Ramsar é a conservação e uso racional das áreas úmidas, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Terra.com 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário