Conhecido também como dendê, o
óleo de palma é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, com as mais
diversas aplicações na indústria, desde frituras industriais, chocolates,
massas, margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes e cosméticos até
detergentes, sabões e sabonetes.
Ele faz parte da nossa vida mesmo
que a gente não saiba, já que frequentemente é colocado nos rótulos como óleo
vegetal, tornando difícil a sua identificação nos produtos direcionados ao
consumidor final.
Uma de suas principais
características é a alta produtividade. Um hectare da palmeira do dendê produz,
em média, 5 toneladas de óleo – no caso da soja, esse número é de meia
tonelada. Isso explica por que ele tem sido também cada vez mais utilizado na
produção de biodiesel. A produtividade do dendezeiro permite a utilização, em
igual produção, de seis a nove vezes menos terras do que as outras oleaginosas,
segundo o site Biodieselbr.
O problema
O cenário parece promissor. Se o
óleo é tão produtivo, onde está o problema?
O plantio da palma é considerado
um dos maiores responsáveis por desmatamentos destrutivos dos tempos atuais. O
custo, no final das contas, é muito alto. O ônus principal, claro, vai para os
países que mais produzem, Indonésia e Malásia, e sacrificam suas florestas
primárias e riquezas de biodiversidade em nome da renda adquirida com a exportação
do produto para grandes corporações mundiais.
Dados de um artigo do site
Ecologist, traduzido pelo site Nosso Futuro Comum, mostram que a demanda por
óleo de palma dobrou na última década e deve dobrar novamente até 2020. Hoje,
os dois países asiáticos respondem, juntos, por mais da metade do total de óleo
no mundo. Tanta produção tende ao esgotamento. Estudos dão conta de que a
Indonésia e a Malásia não terão mais terras cultiváveis daqui a dez anos.
Nestes países, as áreas de
floresta são os últimos habitats remanescentes de animais ameaçados, como o
tigre da Sumatra, o rinoceronte asiático e o orangotango.
O vídeo abaixo ilustra bem isso.
Em 2010, o Greenpeace iniciou uma campanha mundial para protestar contra
grandes corporações que compram óleo de palma de produtores que desmatam. A
crítica é aos produtos da linha Dove, da Unilever:
Ele é uma releitura de uma propaganda da Dove:
O chocolate Kit Kat, da Nestlé,
também foi satirizado em um vídeo que mostra uma pessoa comendo o dedo de um
orangotango no lugar do chocolate.
Após repercussão da campanha, as
empresas se compremeteram a excluir da sua lista de fornecedores companhias que
possuam ou gerenciem “plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao
desmatamento”.
Além de todos os problema
decorrentes do desmatamento, muitas florestas estão localizadas sobre turfas –
sumidouros de carbono natural que contém grandes reservas de gases de efeito
estufa. “Os produtores de palma, pela queimada que fazem das copas da floresta
e pela drenagem da turfa, inadvertidamente liberam este carbono estocado para a
atmosfera”, explica o artigo do Ecologist. “Esquemas de certificação
sustentável foram criados, mas os ecologistas cada vez mais questionam se
realmente esta alternativa funciona”.
No Brasil
Por aqui, o Governo Federal
criou, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil,
baseado nas diretrizes de preservação de vegetação nativa, produção integrada à
agricultura familiar e com ênfase em áreas degradadas da Amazônia Legal e na
reconversão de áreas utilizadas para cana de açúcar.
O Zoneamento Agroecológico da
Palma delimitou apenas áreas aptas em regiões que sofreram ação humana. Com a
proibição do desmatamento de área de vegetação nativa para plantio em todo
território nacional, o total de áreas aptas caiu de 232,8 milhões para 31, 8
milhões de hectares – em 96,3% do território nacional não é permitido plantar
palma.
Mesmo com o programa, o plantio
sustentável de palma pode gerar desmatamento indireto, como explica o
Greenpeace. Isso porque o gradativo aumento da produção pode empurrar setores
como gado e alimentos para cima de áreas cobertas com floresta.
Fonte: Superinteressante