sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

10 crianças engajadas com a sustentabilidade



Elas não perdem tempo: desde cedo, incentivadas pelos pais ou mesmo por iniciativa própria, crianças de todo o mundo decidem colocar a mão na massa e se mexer para mudar a realidade do planeta em que crescerão. Conheça a história de 10 pequenos engajados com a sustentabilidade





1. MAYA SHEA PEEN


Os pais de Maya sempre incentivaram o interesse da filha por causas ambientais e sociais. E deu certo: aos 12 anos, a menina é fundadora e CEO da Maya’s Ideas. A pequena empresa comercializa acessórios de moda e roupas eco-friendly feitos com algodão orgânico e materiais vintage recicláveis. Quer mais? Maya tem uma organização sem fins lucrativos chamada Maya’s ideas 4 the Planet, que visa ajudar sua comunidade, difundir a conscientização ambiental e incentivar meninas a seguirem seus sonhos em áreas não tradicionais.


2. VANIS BUCKHOLZ


Assim como Maya, Vanis Buckholz teve apoio dos pais quando decidiu empreender. Aos 10 anos, ele é CEO da My ReCycler, uma empresa sediada nos EUA que recicla materiais como garrafas de vidro, latas e plásticos. Tudo começou quando, aos sete anos, o menino aprendeu sobre reciclagem na escola durante a comemoração do Dia da Terra. Há três anos, ele começou a coletar produtos recicláveis de vizinhos e amigos, mas ficou surpreso com o volume de materiais que são jogados fora inadequadamente e decidiu criar o negócio.


3. RACHEL BECKWITH


Em seu aniversário de nove anos, a menina surpreendeu ao pedir de presente doações para a ONG charity: water*, em vez de brinquedos. Rachel explicou que descobriu que milhões de pessoas não vivem até o quinto aniversário por falta de água limpa e pediu aos seus familiares e conhecidos que a ajudassem a juntar US$ 300 para lutar contra essa realidade. Infelizmente, Rachel morreu antes de completar os tão esperados nove anos, mas sua causa continua viva. A campanha da menina já arrecadou mais de US$ 1 milhão.


4. JOSHUA SMITH


Também aos nove anos, o norte-americano Joshua Smith conseguiu recuperar os dois parques urbanos do bairro onde mora. Como ele conseguiu tal feito? Vendendo limonadas! A ideia surgiu quando a mãe de Joshua proibiu o menino de brincar nos parques próximos a sua casa, por conta da situação precária dos locais. Em vez de se render ao videogame, o garoto decidiu montar, na porta de casa, uma barraca para comercializar limonada orgânica e, assim, arrecadar dinheiro para recuperar os parques públicos.


5. ISADORA FABER


Cansada de questionar os problemas de seu colégio sem receber resposta, a brasileira de 13 anos ficou famosa por criar a página Diário de Classe, a verdade…, no Facebook, em que denuncia as condições precárias de sua escola pública. A atitude rendeu muitos problemas para Isadora, que recebeu até ameaças de morte, mas "botar a boca no trombone" surtiu efeito e melhorias foram feitas no colégio. A atitude foi inspirada no blog de uma menina escocesa que tirava fotos da merenda de sua escola e criticava a qualidade da comida.


6. TA’KAIYA BLANEY


A menina de 11 anos que tem nome diferente - que, em português, significa Água Especial -, vive no Canadá, é descendente de indígenas e gravou uma música a respeito da importância da preservação das águas e dos animais marinhos, que estariam ameaçados com a construção de um oleoduto perto da aldeia onde mora. Mas o maior feito da menina foi outro: em junho de 2012, ela veio ao Brasil para a Rio+20 e protestou contra o documento produzido na Conferência, rasgando papeis que representavam o relatório.


7. BIANCA CARVALHO


Aos 16 anos, disposta a ajudar crianças carentes da comunidade onde morava, na Baixada Fluminense, Bianca Carvalho fundou a ONG Mundo Novo da Cultura dentro da sua casa e até pagou as contas da organização com a própria mesada que ganhava dos pais.



8. AIDAN DWYER



Com apenas 13 anos, o nova-iorquino desbancou os mais renomados cientistas que dedicam seus dias a pesquisas a respeito de métodos mais eficientes de captação de energia solar. Estudante da 7ª série, o menino construiu, sozinho, uma estrutura que capta 20% mais energia solar do que os atuais painéis fotovoltaicos. E o melhor: Aidan se inspirou na natureza. Seu projeto imita a estrutura de uma árvore - com galhos e folhas irregulares, que cumprem a função de coletar luz solar para realizar fotossíntese e, assim, produzir energia.

9. AVA ANDERSON



Em outubro de 2008, a norte-americana estava assistindo televisão com sua mãe, quando descobriu que a maioria dos produtos de beleza contém substâncias tóxicas que prejudicam a saúde de quem os usa e pode, até mesmo, causar câncer. Ava Anderson não pensou duas vezes: criou sua própria marca de produtos de beleza, a Ava Anderson Non Toxic, que possui dezenas de produtos feitos sem componentes tóxicos, como batons, blushes e cremes. A marca cresceu tanto que já possui centenas de consultoras vendendo os seus produtos nos EUA.


10. SUMMER RAYNE


Na foto, ela já está crescidinha, mas o engajamento de Summer começou cedo, com 17 anos. Ela cursava ecologia na faculdade, já tinha uma carreira acadêmica de sucesso e era considerada uma das mulheres mais bonitas do campus. Só que Summer não estava satisfeita por achar que o que aprendia não deveria ficar restrito aos corredores da faculdade. Foi por isso que, ao ser descoberta por uma agência de modelos de NY, ela resolveu usar a nova carreira para alcançar os objetivos da antiga e, em seis meses, tornou-se a primeira "ecomodel" do mundo.


Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário