A Boeing, montadora
norte-americana de aviões, desenvolveu o SUGAR Volt, um protótipo de avião
híbrido que utiliza energia elétrica para voar. Carregado com baterias nos
aeroportos, o novo jato queima 70% menos combustíveis que os modelos
convencionais.
O estopim para a criação do avião
movido a energia elétrica foi a pesquisa SUGAR (Pesquisa de Aeronave Ultraverde
Subsônica, em inglês), projeto financiado pela NASA para avaliar as tecnologias
verdes que podem ser aplicadas em jatos nos próximos 37 anos.
O avião, batizado de Volt, é o
jato mais simples apresentado na pesquisa até agora. Entre os projetos
desenvolvidos, também ganhou destaque a intenção de montar aviões movidos a
hidrogênio ou células de combustível de metano, a fim de substituir os combustíveis
tradicionais.
Ao contrário dos modelos
comerciais, o Volt possui baterias armazenadas na parte de baixo de sua
estrutura, que são carregadas com eletricidade quando o avião está no
aeroporto. Depois de completar a carga, o avião já pode levantar voo. Durante a
decolagem, as turbinas são alimentadas com o combustível tradicional, mas, ao
ficar estabilizado, o Volt utiliza apenas energia elétrica.
A tecnologia híbrida do SUGAR
Volt permite que 70% do voo seja realizado sem emitir nenhuma partícula de
poluição originada da queima de combustíveis fósseis. Por funcionar com apenas
30% do combustível que seria utilizado pelos jatos convencionais, o protótipo
desenvolvido nos EUA já chamou a atenção das companhias aéreas, que pretendem
reduzir seus gastos com combustíveis.
Além disso, um avião híbrido
poder ter a envergadura duas vezes maior do que os modelos convencionais, o que
aumenta a eficiência energética e permite decolagens mais rápidas.
Fonte: Ciclo Vivo