A montadora francesa Renault
cumpriu o prometido e acaba de lançar um automóvel que competirá com os
elétricos disponíveis no mercado atualmente. O modelo popular “Zoe” foi
entregue ao ministro da indústria do país, Arnaud Montebourg.
O veículo foi apresentado com
preços a partir de 13.700 euros, equivalente a 37.353 reais. O valor é menor do
que o anunciado há sete meses, que por sinal já era a metade dos custos de um
Nissan Leaf ou de um Chevrolet Volt, dois elétricos famosos. Para que isso
fosse possível, o governo ofereceu um incentivo de sete mil euros, cerca de R$
19.085.
A Renault apresentou seu
"primeiro elétrico popular do mundo" no Salão de Genebra deste ano.
Na época, era previsto que o modelo já chegasse às lojas em setembro, durante o
Salão de Paris, porém teve de ser adiado.
O novo modelo integra o plano da
montadora chamado de “Renault Drive The Change” (Mude a Direção, no Brasil). De
acordo com a estratégia da empresa, a meta é reduzir em 10% as emissões de CO2
de todo o portfólio da marca até 2013. Outros 10% devem ser reduzidos do ano
que vem até 2016.
A autonomia do veículo será de
210 quilômetros, a Renault faz uma ressalva e afirma que o número varia de
acordo com as condições de rodagem, perfil do trajeto, temperatura externa,
entre outros fatores.
A empresa lembrou ainda que seu
projeto está em consonância com o Plano Automotivo, anunciado pelo governo
francês em julho deste ano. Através dele o país ganha mais estações de recarga
e a integração dos veículos elétricos em frotas públicas.
Três opções de veículos elétricos
já são oferecidos pela Renault: Fluence ZE, Kangoo ZE e Twizy. Agora, a marca
disponibiliza mais um modelo de peso com a cerimônia realizada nesta
segunda-feira (17), feita pelo diretor geral, Carlos Tavares.
A entrega da primeira chave ao
ministro Montebourg deve-se ao fato dele ter assumido uma posição destaque ao
lutar contra a concorrência de produtos importados, como os carros
sul-coreanos. Ele transformou-se em um símbolo da defesa da indústria local,
além disso o governo francês é responsável pela viabilização do projeto.
Fonte: Ciclo Vivo