terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ONU pede mais participação popular no Dia dos Direitos Humanos



Ontem a ONU (Organização das Nações Unidas) comemorou o Dia dos Direitos Humanos - mesmo que não se tenha muito o que comemorar. O tema este ano foi a ampliação da participação da sociedade na vida pública.

Em 1958, o Organização adotou a Declaração Universal dosDireitos Humanos, que representa, conforme o texto, “o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades”.

Na celebração, o Secretário-Geral da Organização, Ban Ki-moon, disse que a lei internacional é clara: a voz de todos deve contar sem importar quem seja a pessoa, de onde ela venha ou viva.

Na prática, porém, a teoria é bem diferente - é só ver o quão distante está a realidade de muitos países e povos do que declara o Artigo I do documento da ONU: “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

O Secretário-Geral afirmou que todos têm o direito de serem ouvidos e de participarem de decisões que afetam as suas comunidades e lembrou que, em muitas partes do mundo, mulheres ainda estão subrepresentadas na política e indígenas continuam sofrendo discriminação.

E não precisa ir longe. Há dois meses, um grupo de Guaranis Kaiowás divulgou uma carta que colocou o absurdo cometido contra o povo indígena do Mato Grosso do Sul na pauta nacional: “Pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui”.

Este é um dos exemplos de como o nosso modelo de desenvolvimento e sociedade aumenta a distância entre direitos humanos e direitos, de fato, humanos E universais. (Também vale a pena ler o texto “Direitos humanos para humanos direitos”, publicado no site da revista CartaCapital em novembro).


Vídeo
Para explicar o assunto às crianças, a editora Ática Scipione publicou uma animação sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos:



Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário