segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2 dicas de decorações natalinas sustentáveis


O Natal está chegando e os preparativos para a ceia e decoração da casa para recepcionar os amigos e família já começam a ser feitos. Para deixar a festa mais sustentável, opte por enfeites reciclados. 

“Móbiles” de papel reciclado

Estes elementos de decoração são muito práticos e podem ser espalhados pela casa, pelas mesas e até mesmo para ornamentar as árvores de natal. Para fazê-los é necessário recortar tiras de papel. Neste caso a sugestão é de que sejam usados recortes de revistas ou tiras de sobras de outros trabalhos.


Existem duas formas muito fáceis de serem replicadas. A primeira delas lembra um balão. Para este artesanato, recorte pares de tiras, com aproximadamente cinco centímetros de largura. O tamanho deve ser variado, sempre tendo duas tiras iguais, que serão dispostas de maneira simétrica.

Recorte uma tira menor que todos os pares, para ser o centro do balão. Nelas todas as outras serão fixadas. Sendo assim, separe as tiras de mesmo tamanho, uma para cada lado da tira central. Grampeie todas elas nas duas pontas. Devido à diferença de tamanho, cada uma terá sua própria “ondulação”.

As folhas podem ser pintadas com spray em cores natalinas ou você pode, simplesmente, aproveitar as figuras e variedade de cores do papel original. Depois de todas estarem fixas, faça um furo em uma das extremidades e passe um fio de nylon, para que ela seja facilmente pendurada na parede, teto ou na árvore.


Para fazer o coração a estratégia é basicamente a mesma. A única mudança refere-se ao cuidado tido com a fixação das tiras na parte superior. Antes de serem grampeadas na tira principal, elas precisam ser dobradas para dentro, alcançando a modelagem ideal, conforme mostrado na galeria de imagens.

Vasos de garrafa


Essa é outra dica muito simples e que promete dar um toque especial à mesa da ceia. As garrafas usadas podem ser transformadas em belos vasos. Para isso, simplesmente escolha a cor que mais combinará com o restante da decoração e pinte a garrafa. Quanto mais formatos diferentes estiverem disponíveis, mais legal será a decoração.


Outra dica é aproveitar plantas secas para complementar o uso dos vasos. Elas também podem ser pintadas com spray, na cor que mais combinar e servirão como um toque especial e personalizado.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário