segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Empresas buscam alternativas para o aumento de descarte de eletrônicos


Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), implementada em 2010, tem impulsionado o aumento de reciclagem de eletrônicos. A preocupação parte das próprias empresas que fabricam os equipamentos e precisam dar um destino ecológico às peças.

As empresas têm até 2014 para se adequarem às regras da lei e já estão buscando alternativas. Muitos fabricantes estão dividindo a responsabilidade dos resíduos com os revendedores. Algumas fazem consultas para entender como funciona a logística e implantar a gestão dos resíduos, enquanto outras, como Dell, HP, Itautec, Nokia e Positivo, possuem seus próprios pontos de coleta espalhados em todo o país.

Um estudo encomendado pelo governo federal mostrou que é preciso que as 150 maiores cidades do país recebam a estrutura necessária para que seja viabilizada a reutilização de dois terços do lixo eletrônico.

Entretanto, não é só governo federal que deve resolver essa questão, o estado também precisa fazer sua parte. “A responsabilidade é compartilhada por fabricantes, importadores e comerciantes”, afirmou Zilda Veloso, gerente de resíduos perigosos do Ministério do Meio Ambiente, em entrevista à Folha. “Se prefeituras instalarem pontos de coleta, por exemplo, poderão cobrar desses responsáveis”, explicou.

A reciclagem de materiais eletrônicos, além de sustentável, é um tipo de negócio rentável. Dos metais preciosos, por exemplo, apesar de representaram uma porcentagem pequena, a quantidade de cobre aproveitada torna o processo lucrativo até mesmo para as pequenas empresas.

As compras de fim de ano de ano, seja para consumo próprio ou para presentear, tendem a aumentar a quantidade de eletrônico descartado. Estima-se que 495 mil toneladas de lixo deste tipo sejam gerados em 2012, entre computadores, celulares, TVs e outros aparelhos pequenos. O pior é que esse número deve aumentar em 80% até 2016, chegando até 892 mil toneladas.

Os interessados em reduzir esse número podem procurar por entidades que recebem doações de eletrônicos. Em São Paulo, por exemplo, há o C3RCO, que em parceria com a Prefeitura de Osasco e a ONG Sampa.org aproveitam os computadores usados e ainda qualificam jovens de baixa renda, ensinando-as as serem técnicos em informática. Este é só um exemplo de diversos centros de reciclagem na cidade que aliam soluções ambientais com sociais.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário