segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bicicleta dobrável sem correia transforma pedaladas em energia


Enquanto cada vez mais pessoas passam horas presas em seus automóveis no trânsito das cidades, a bicicleta finalmente cresce e aparece como meio de transporte alternativo viável, agradável e que pode nos ajudar a viver melhor, em cidades despoluídas.

Esta magrela da foto parece de brinquedo, mas não é! E certamente vai fazer com que muita gente queira dar uma volta nela! Isso porque é a primeira bicicleta dobrável, sem correias e elétrica do mundo. Legal, né?

Desenvolvida em colaboração com o designer britânico Mark Sanders, o holandês especialista em bikes elétricas Han Goes, uma fornecedora de automotivos e uma distribuidora de serviços sul-coreanas, a Footloose – como foi batizada – pode andar quase 30 km só com o motor, e ainda mais longe se você der uma forcinha pedalando. A bateria se recarrega conforme você pedala ou freia.

Ao transformar diretamente eletricidade via alternador conectado à manivela da bike, a energia é gerada pelas pedaladas, e é armazenada em uma bateria de íons de lítio, que é usada para ativar o motor. E mais: a troca marcha é automática! A magrela tem sensores que monitoram o terreno e ajustam a energia do motor quando necessário.

O preço ainda não foi divulgado, mas o lançamento da bike na Europa está previsto para o ano que vem. Abaixo, um vídeo que ilustra um pouco mais as funções desta magrela de 21 kg:

Fonte: Superinteressante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário