sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alunos transformam papel reciclado em plantas em escola de Araraquara


Um projeto feito por estudantes de Araraquara (SP) transforma papel em plantas. O material que seria descartado pode virar rúcula, almeirão e até temperos como a pimenta. Isso porque os alunos misturam sementes na hora da reciclagem do papel.

O projeto nasceu de uma parceria entre uma escola pública e o Centro Universitário de Araraquara. “Nós usamos hortaliças, de preferência as sementes pequenas, mas podem ser usadas até plantas ornamentais”, explica a professora de biologia Teresa Kazuko Muruoka.

A ideia de ver plantas nascerem do papel, a princípio, pareceu estranha. “Vai plantar com semente e vai nascer? A gente começa a duvidar. Mas nasceu, funcionou”, fala animada a estudante de 13 anos Monica Cardoso.

É na oficina que acontece a transformação. Papéis que seriam jogados no lixo e demorariam pelo menos três meses para se recompor serão reciclados junto com sementes. E o que iria poluir o meio ambiente é usado de várias formas. Pode até virar uma horta.

O material regado com o conhecimento pode resultar em um pé de tomate ou de alface. O aluno João Vitor Tortora, de 11 anos, wstá aprendendo a lidar com a terra. Cuida, prepara e semeia a sustentabilidade. “Aqui nós plantamos um pedaço de cartão e daqui a três semanas, mais ou menos, nós poderemos comer uma salada de alface”, explica.

Processo

Todo papel picado é misturado com água em um tanquinho. Depois é batido. Em uma bacia os estudantes colocam o líquido com as sementes. “Aqui está misturada a polpa do papel com sementes de couve”, aponta Joice Fiscarelli de 13 anos.

Tudo é coado. E o que sobra na tela é prensado entre panos que vão secar no varal. O papel com as sementes pode ser plantado na terra de algum jardim ou até mesmo em um vaso no laboratório. “A gente testou com corantes naturais para não ter nenhum tipo de aditivo químico e a gente já provou. Deu certo e fica uma delícia. A salada está aprovadíssima”, garante a professora de biologia Elaine Filie.

Artesanato


O material reciclado também pode ser usado como artesanato. Aquele mesmo papel que seria descartado pode ser transformado em uma caixinha de presente, em um envelope ou num marcador de livros. Também é possível imprimir nesse papel; o cartão do grupo foi feito com ele. No laboratório, o que vale é a criatividade.

Fonte: Globo.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário