quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ter inveja (da placa solar) do vizinho é bom para o meio ambiente



Na Califórnia, a grama mais verde não é o único motivo de inveja entre vizinhos. Outro elemento está disseminando esse sentimento de cobiça pela realidade alheia. Mas, ao contrário do que se possa imaginar, neste caso a energia propagada é muito positiva.

Positiva e limpa. O motivo é a instalação de placas solares nas residências. Não pense que atribuir a propagação desta tecnologia à inveja é exagero ou bobagem. O fenômeno foi comprovado por pesquisadores das Universidades de Yale e Nova York.

Segundo o estudo Peer Effects in the Diffusion of Solar Photovoltaic Panels, publicado na revista Marketing Science, o norte-americano é mais propenso a instalar uma placa solar em sua casa se tiver outras na mesma rua ou em sua área postal.

De acordo com os cálculos feitos pelos pesquisadores – com base nas instalações solares de janeiro a dezembro de 2011 -, se uma região postal tiver 10 adeptos das placas, a probabilidade de vizinhos serem “contagiados” por esta atitude cresce 7,8%. E se o aumento das instalações for de 10%, a chance de mais adoções ao consumo de energia natural sobe para 54%.

Além de exibir a novidade no telhado de casa, a disseminação boca a boca também desperta o interesse da vizinhança. “Se o meu vizinho instala uma placa solar e me conta que está economizando dinheiro e está muito empolgado com isso, provavelmente vou fazer a mesma coisa. Também há aqueles que vão instalar porque não querem ficar ultrapassados em relação aos seus vizinhos”, conta Kenneth Gillingham, coautor do estudo, para o site da Yale.

Na Califórnia, ainda há outro incentivo para que seus moradores invistam em energia solar: eles contam com subsídios do programa California Solar Initiative, estabelecido em 2006 e que, por uma década, destina US$ 3.3 bilhões para a instalação de infraestrutura de placas solares.

Quem diria que o interesse pela vida do vizinho seria mais uma forma de estímulo a essa prática sustentável…

E você? Também contagia os que estão à sua volta com boas atitudes? 


Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário