quinta-feira, 29 de novembro de 2012

L’Oréal é exemplo de empresa de cosméticos que não realiza testes em animais




A famosa indústria cosmética da L’Oréal participa, esta  semana, do COLAMA, importante encontro que reúne grupos da América Latina interessados em métodos alternativos ao uso de animais em áreas científicas e industriais. Organizado por Universidade Federal Fluminense (UFF), Inmetro e Fiocruz, o evento acontece em Niterói, Rio de Janeiro. 


Com o compromisso de inovar com segurança para benefício dos consumidores, desde 1989 a L’Oréal parou voluntariamente de usar testes em animais para a avaliação de sua linha de produtos acabados.

Seus laboratórios contribuíram para a implementação da maioria dos métodos de substituição aceitos hoje na indústria cosmética – incluindo os testes no modelo Episkin, um modelo de pele reconstruída, validados pelo Centro Europeu para a Validação de Métodos Alternativos (ECVAM – European Centre for the Validation of Alternative Methods), que se tornou um método padrão na indústria. Outros métodos alternativos – para testar a irritação ocular e reações alérgicas – estão atualmente sendo validados.

A L’Oréal também iniciou, junto com outras empresas, a Parceria Europeia para Abordagens Alternativas aos Testes em Animais (EPAA - European Partnership for Alternative Approaches to Animal Testing), uma parceria europeia para a troca de métodos e progressos científicos e o desenvolvimento do diálogo com as partes interessadas, incluindo as organizações protetoras de animais.

Nos últimos 20 anos, o Grupo L’Oréal investiu 600 milhões de euros em centros de pesquisa internacionais, nos núcleos de produção do Episkin – adquirida pelo Grupo em 1994 -  e nos núcleos de comercialização SkinEthic – adquirida em 2006. Somente em seu laboratório localizado em Gerland, na França, o Grupo já investiu mais de 16 milhões de euros na produção de peles reconstruídas. Atualmente, são produzidos 130 mil unidades de tecido biológico por ano. O lançamento mais recente, fruto dessa tecnologia é o Visionnaire, da marca Lancôme.

Congresso Latino-Americano de Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino, Pesquisa e Indústria, o COLAMA, visa proporcionar um momento de divulgação e atualização sobre métodos alternativos ao uso de animais, baseado nos três conceitos: redução, refinamento e substituição. O evento teve início no último domingo (25) e terminará na próxima quinta-feira (29).  


Fonte: Ciclo Vivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário