Com o grande crescimento do ciclismo urbano, as cidades
precisam se readaptar a esse novo meio de transporte. Na cidade de São Paulo, a
ciclofaixa foi ampliada, e agora possui 89km. O novo circuito vai da Avenida
Paulista até o Centro histórico da capital, passando por pontos como a Praça da
República, Estação da Luz e Mosteiro de São Bento.
Para complementar essa medida, o projeto de lei do vereador
Marco Aurélio Cunha- que prevê espaços reservados para bicicletas em
estacionamentos da capital paulista e já foi aprovado pela Câmara Municipal -
seria muito bem vindo. Só falta a aprovação do prefeito Gilberto Kassab.
Se receber o aval da prefeitura para entrar em vigor,
estabelecimentos comerciais, shoppings, edifícios, condomínios e
estacionamentos em geral terão que reservar entre 5 a 10% de vagas
exclusivamente para bicicletas.
Em 2005, foi aprovada uma lei municipal que visa a criação
de bicicletários em locais públicos, como parques, museus e centros de ensino.
Porém, devido a falta de fiscalização, muitos lugares acabam burlando essa lei.
Para não deixar que mais um projeto caia no esquecimento
legislativo, alguns ciclo ativistas se reuniram e criaram um abaixo assinado
on-line, que visa mostrar às autoridades o interesse da população em apoiar
esse projeto de lei e fazer com que o documento seja aprovado rapidamente. A
petição já conta com mais de 2225 assinaturas.
Fonte: Planeta Sustentável
