A paixão por invenções e aventura está no sangue do suíço
Bertrand Piccard. O avô Auguste projetava balões capazes de atingir grandes
altitudes e o pai Jacques tornou-se um dos primeiros homens a explorar as
partes mais profundas do oceano.
Em pleno século XXI, o representante da terceira geração da
família se interessou por uma nova conquista. Ele deseja projetar uma aeronave
integralmente abastecida por energia solar, capaz de dar a volta ao mundo.
Ao lado do engenheiro e piloto alemão André Borschberg,
Bertrand Piccard lançou o projeto Solar Impulse, em 2003, e desde então
estabeleceu parcerias com a Escola Politécnica de Lausanne, na França, a
Agência Espacial Europeia e a fabricante francesa de aviões civis e militares
Dassault. Após alguns anos de muitas pesquisas, a dupla projetou o HB-SIA, um
avião que realizou seu primeiro voo em abril de 2010.
A prova de fogo aconteceu em julho daquele ano, quando
Borschberg conduziu a aeronave durante a noite. Após 26 horas, 10 minutos e 19
segundos no ar, o avião abastecido por placas solares conseguiu completar seu
primeiro voo noturno com sucesso. Agora, a Solar Impulse inicia a construção de
sua segunda aeronave, a HB-SIB, que planeja completar a volta ao mundo
sustentável em 2014. A conferir!
Painéis: cerca de 11,5 mil células de silício foram
instaladas para capturar a energia solar.
Envergadura: com 63,4 metros, as asas têm tamanho semelhante
às de um Airbus A340.
Leve: Com 1,6 mil quilos, o peso do avião se compara ao de
um carro.
Durante a noite, o HB-SIA voa em uma altitude de 1,5 mil
metros, com velocidade de 45 quilômetros por hora para economizar a energia
armazenada em baterias.
Fonte: Planeta Sustentável