segunda-feira, 5 de novembro de 2012

8 dicas para ser sustentável no supermercado


Para algumas pessoas as compras no mercado podem representar um grande empecilho para uma vida sustentável. Sugerimos oito dicas para evitar o desperdício de alimentos e fazer escolhas mais saudáveis para o meio ambiente e até para o bolso.

- Listas: Fazer uma lista dos itens necessários antes de sair de casa é muito importante, pois evita as compras por impulso. Para não cair na tentação passe longe dos setores de guloseimas, onde ficam os produtos menos importantes.

- Validade dos produtos: Sempre preste atenção no prazo de validade dos alimentos. Em especial, os que estiverem em promoção, pois geralmente o mercado baixa os preços dos produtos quando estão perto de vencer. Caso opte por comprar o produto mesmo assim, avalie se conseguirá consumi-lo até a data estipulada e se você realmente precisa dela, talvez você perceba que só quer comprar porque está barato.

- Alimente-se antes das compras: Ir ao supermercado com fome aumenta muito as chances de comprar produtos desnecessários. Já existe estudos que comprovam que quem vai às compras com fome tende a gastar mais.

- Não compre tudo de uma só vez: Para economizar tempo, muitas pessoas procuram fazer somente única compra por mês. Entretanto, o ideal é ir ao supermercado a cada 15 dias. Dessa forma, o consumidor tem mais chances de ter em casa produtos mais frescos, como hortaliças, verduras e frutas.

- Compra a granel: Opte pela compra a granel se tiver alguma loja perto de casa. Além de prática, ela evita o desperdício. Neste caso, o consumidor leva uma vasilha para armazenar a quantia exata de alimento necessária.

- Busque alimentos da estação: Prefira sempre verduras, legumes e frutas da estação. Esses alimentos são mais saudáveis, pois não são produzidos de forma induzida, o que gasta muita água e agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

- Prefira orgânicos: Sempre que possível compre os alimentos orgânicos que são cultivados sem nenhum tipo de inseticida ou modificação genética. Eles não contêm agrotóxicos e pesticidas, além de serem mais saborosos e terem mais vitaminas.

- Recuse sacolas plásticas: É valido lembrar, mesmo que a sua cidade não proíba ou limite o uso de sacos plásticos tente reduzir ao máximo o uso deles. Algumas das alternativas são: levar ecobags, carrinho de feira ou, se for levar as compras no carro ou morar perto do mercado, use caixas de papelão.

Fonte: Ciclo Vivo  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário