terça-feira, 30 de outubro de 2012

Inscrições abertas - Oficina: “Riscos Ambientais Urbanos: uma abordagem preventiva”

A UMAPAZ em parceira com o DGD Leste 3 convida para a oficina “Riscos Ambientais Urbanos: uma abordagem preventiva” nos dias 05, 12 e 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro. Propondo a discussão de problemas urbanos associados a eventos naturais potencializados pelo homem, com foco para enchentes e escorregamentos na cidade de São Paulo. 


Esta oficina propõe a discussão de problemas urbanos associados a eventos naturais potencializados pelo homem, com foco para enchentes e escorregamentos na cidade de São Paulo. Estes dois fenômenos são frequentes na cidade e afetam um grande número de pessoas anualmente, podendo se tornar situações de risco.
Para prevenir alguns riscos associados a fenômenos naturais é necessário conhecer um pouco da dinâmica natural do planeta Terra e refletir sobre a interferência dos seres humanos nestes fenômenos. 


As oficinas abordarão a discussão de termos utilizados no assunto, conceitos de geociências essenciais para entendimento técnico básico dos problemas, exemplos de situações de risco e discussões sobre os possíveis desastres ambientais urbanos locais, sempre com uma linguagem simples e acessível. 


Os moradores em áreas de risco necessitam de conhecimento prático com o qual reconheçam as situações de risco e possam agir para prevenir a ocorrência de desastres, a oficina buscará fornecer estes subsídios focando a prevenção na forma de um tripé sustentado por percepção, mitigação e adaptação ao risco. 


Carga horária: 20 horas/aula - 05 encontros de 4 horas cada. 

Programa:
Aula 1 -Sistemas terrestres: Biosfera, hidrosfera, atmosfera, geosfera e suas interações. 

Aula 2 - O que são Desastres Naturais? O que é Risco? Quais são os principais tipos de desastres naturais? 

Aula 3-Riscos Hidrológicos: O ciclo da água urbano/ bacia hidrográfica/ enchentes, inundações e alagamentos/ recursos didáticos para entender níveis de absorção de água no solo, e como construir um pluviômetro. 

Aula 4 – Riscos Geológicos: Relevo de encostas/ tipos de solos e rochas/ tipos de escorregamentos/ como prever um escorregamento. 

Aula 5 – Monitoramento Participativo e discussão sobre os problemas locais. 

Serviço: Oficina “Riscos Ambientais Urbanos: uma abordagem preventiva” 

Dias e horário: 05, 12 e 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro das 14h00 as 18h00
Facilitação: Marilza Fernanda da Silva
Coordenação: Agni Gustavo Beuttenmuller
Local: Subprefeitura São Miguel – Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Auditório
Vagas: 40 vagas.



Para mais informações: eadgdleste3@yahoo.com.br
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário