quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festival de cinema ambiental começa hoje no Rio de Janeiro




Começa hoje a 10ª edição do FICA NO RIO. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental acontece todos os anos em Goiás e é considerado o terceiro maior do gênero na América Latina.

Na comemoração dos seus 10 anos, a edição carioca irá exibir os vencedores da premiação deste ano (que aconteceu entre junho e julho) e fazer uma retrospectiva com filmes que marcaram a década. “Ao divulgar o cinema ambiental, fomentamos reflexões que servem como inspiração para rotinas, de fato, sustentáveis”, diz Carla Oliveira, idealizadora e realizadora do projeto.

As sessões serão seguidas de debates com especialistas da área ambiental, como André Trigueiro, Sérgio Besserman, Carlos Minc, Bruno Boni e Celina Carpi.

Entre os filmes vencedores que serão apresentados estão três brasileiros, um alemão e um chinês. Um dos brasileiros, “Paralelo 10” (vejatrailer), de Silvio Da-Rin, é o grande vencedor da Mostra Competitiva do FICAGoiás 2012. O filme é baseado no depoimento do sertanista José Carlos Meirelles e do antropólogo Terri de Aquino sobre a nova política indigenista no Brasil para proteger tribos de índios ainda não contatadas.

Os outros dois brasileiros, “Desterro Guarani” (vejatrailer) e “Dia estrelado”,  ganharam menção honrosa. O primeiro é um filme feito pelos índios Patricia Ferreira e Ariel Ortega, com codireção do francês Vincent Carelli, fundador da ONG Vídeo nas Aldeias, que faz uma reflexão do contato dos guaranis com os colonizadores. O segundo é dirigido por Nara Normande, que conta a história de sobrevivência de um menino e sua família numa região inóspita.

Na retrospectiva, serão apresentados os filmes “Surplus, Terrorized into Being Consumers” (Suécia), “Umbrella” (Índia), “The Botton Line, Privatizzing the World” (Canadá) e “Efeito Reciclagem” (Brasil).

Programe-se!

Data: de 3 a 5 de outubro
Endereço: Auditório da Fecomércio – RJ. Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo.
Entrada gratuita

Programação

3/10 (quarta-feira)

15h – Paralelo 10
16h35 – Desterro Guarani
17h20 – Sob Controle
19h – Conferência: Consumo Insustentável – André Trigueiro, Sérgio Besserman e Jorge Yammine.
20h – Umbrella
20h05 – Surplus, Terrorized into Being Consumers

4/10 (quinta-feira)

15h – Dia Estrelado
15h25 – Lamento de Yumen
15h50 – Desterro Guarani
16h35 – Paralelo 10
18h – Surplus, Terrorized into Being Consumers
19h – Conferência: Ecologia x Ecologia – Carlos Minc, Bruno Boni e Celina Carpi
20h – The Bottom Line, Privatizzing the World

5/10 (sexta-feira)

15h – Paralelo 10
16h35 – Lamento de Yumen
17h – Dia Estrelado
17h20 – Umbrella
17h25 – Efeito reciclagem
19h – Conferência: Reciclável não é lixo – Vera Chevalier, Adriana Gryner, Mônica Horta e Cael Horta
20h – Participação especial – Movimento Ecochic Day e Tem Quem Queira


Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário