terça-feira, 16 de outubro de 2012

Chicago pode ganhar arranha-céus que limpam o ar



Morar em um ambiente sustentável e sem poluição não é, necessariamente, sinônimo de uma casinha no campo. Claro que nas grandes cidades também é possível viver em casas ou edifícios que oferecem qualidade de vida e evitam desperdício de recursos como água e energia. Isso é o que propõem os arquitetos Danny Mui e Benjamin Sahagun para um par de arranha-céu (quem diria) em Chicago, nos Estados Unidos.

Uma das funções verdes destas torres, projetadas enquanto ambos eram estudantes do Illinois Institute of Technology, é limpar o ar da região onde elas seriam construídas. Funcionaria assim: o gás carbônico emitido pelos carros que circulam por perto dos prédios seria absorvido por algas em crescimento, que estariam em tanques biorreatores instalados nos topos e nas laterais das torres.

Outra função destas plantas é servir de matéria-prima para a produção de biocombustível, que abasteceria os automóveis dos residentes dos prédios, como alternativa aos combustíveis de origem fóssil.

E se a forma destes arranha-céus parece estranha à você, saiba que há um motivo: não bloquear a vista para a cidade e criar uma espécie de portão de visão na enorme avenida Eisenhower Expressway, onde os arquitetos sugerem construí-los.

As CO2ngress Gateway Towers, como foram batizados, ainda têm fachadas com camadas duplas de janelas, para eliminar a poluição sonora que chega da rua e abrigar pequenas varandas internas, como você pode ver na foto abaixo.


Por enquanto não há planos de construir este projeto, mas ele rende boas inspirações para as grandes cidades, não é mesmo? Que outras funções ambientais você espera de um prédio ou condomínio? Comente.


Fonte: Super Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário