terça-feira, 4 de setembro de 2012

Top 10 de reutilizações de PET


A reutilização e resignificação daquilo que, em circunstâncias habituais, seria simplesmente descartado, é um dos conceitos fundamentais à sustentabilidade nas práticas cotidianas. Por sorte, um dos objetos mais comuns em nosso dia a dia é também uma fonte inesgotável de possibilidades de reaproveitamento, a garrafa PET.

Pensando nisso o GreenNation preparou o Top 10 de reutilização de PET, mostrando algumas práticas bem sucedidas.

(Vale lembrar que para o sucesso desses reaproveitamentos, é necessário lavar corretamente as garrafas e retirar os rótulos)

1º Lugar: Lâmpada de luz natural

A lâmpada feita com garrafa PET otimiza a utilização da iluminação interna. Isso significa que, ao aproveitar melhor a luz do sol, essa “tecnologia de PET” economiza energia, gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor.


Os materiais necessários para isso são:

Garrafa PET transparente

água sanitária ou cloro

água da torneira

tubo de filme fotográfico (ou alguma outra coisa para proteger a tampa da garrafa)

Basta encher a garrafa PET com água e colocar uma pequena dose água sanitária (ou cloro), como visto no vídeo acima. Depois é só tampar bem para evitar que a água seque. Coloque o tubo de filme na tampa para evitar o ressecamento causado pelos raios luminosos.

Por fim, é só fazer alguns furos no telhado e fixar a lâmpada com massa de vidraceiro, lembrando que se o serviço não for bem feito, as chuvas podem causar goteiras.

2º Lugar Base flutuante (para casas)

A ideia se popularizou com a criação de um Hotel em Manaus. São mais de 400 mil garrafas PET de refrigerante usadas como base de sustentação de um hotel flutuante. A ideia ecologicamente correta é do empresário Moisés Bichara, que desde 2004 se dedica a retirar as embalagens jogadas no rio Negro e a transformar um problema ambiental em fonte de renda para a família.



As PETs ficam presas por baixo das tábuas, garantindo a flutuação dos chalés e das passarelas de acesso aos quartos. Bichara conta que primeiro juntou 100 mil garrafas e construiu os primeiros seis chalés do hotel às margens do rio Negro.

3º Lugar Poltrona ou puff

A poltrona (ou puff) feito com garrafas PET ocupa nosso terceiro lugar porque utiliza esse material unindo conforto, economia e decoração. As poltronas são fáceis de se fazer e utilizam cerca de 30 garrafas.



Para fazer o Puff você necessita de:

32 garrafas PET

2 rolos de fita durex larga

1 folha de papelão grosso

1 lata de cola de sapateiro

1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura

1 metro de curvim ou outro tecido de sua preferência

Para fazer um Puff pequeno, de aproximadamente 50 centímetros, você utiliza 32 garrafas bem limpas. Esses números podem aumentar de acordo com a sua criatividade.As garrafas são cortadas e encaixada uma na outra formando uma peça resistente, unidas com fita adesiva larga.

Depois de fazer essa base, coloque papelão grosso sobre a base e uma espuma com 5 cm de espessura sobre o papelão. Agora basta forrar com o tecido ou curvin. Na hora de costurar o forro, não esqueça de costurar tudo do lado avesso.

4º Lugar Castiçal

O Castiçal de PET ficou em nosso quarto lugar por ser ao mesmo tempo criativo e funcional. Serve para compor de maneira elegante uma mesa de jantar ou mesmo outros ambientes mais específicos. Ao contrário do que se poderia pensar, se o castiçal for feito corretamente, não existem riscos do PET derreter com o calor da vela, preste atenção no modo de fazer.



Material para fazer um castiçal:

1 garrafa pet, branca;

1 lixa de gramatura 320;

Tesoura;

Estilete;

Tinta dourada dimensional;

Canetinhas coloridas.

Como fazer:

Pegue a garrafa PET, limpe-a e recorte o fundo. Agora pegue a tampa e corte em baixo dela uns 10 centímetros. Use a lixa para tirar as sobras do local cortado.

Procure recortar curvas de forma escultural no fundo da garrafa e coloque a tinta dimensional. Não esqueça de contornar com a canetinha as curvas que você fez no fundo da garrafa. Agora faça a mesma coisa com a parte de cima da garrafa.

Por fim recorte o miolo do fundo da garrafa do tamanho da boca da parte de cima, encaixe os dois e coloque a cola e alguns enfeites. Está formado o corpo do castiçal.

Não esqueça que quando for usar o castiçal, coloque um pouco de água dentro, pois a garrafa é de plástico e derrete com fogo.

5º Lugar Flores decorativas

As flores de PET foram escolhidas em quinto lugar porque tem grande aceitação do publico, do consumidor e são muito fáceis de fazer. Seu alto valor de decoração já foi visto até nas passarelas do São Paulo Fashion Week.



Materiais necessários:

Garrafas PET

Tampinhas variadas

Palitos para churrasco

Fita mimosa

Verniz Acrílico Brilhante

Tinta Acrílica verde, branca e preta

Giz de cera vermelho para as bochechas

Cola quente

Como Fazer:

Primeiro pinte as tampinhas fazendo carinhas.

Deixe secar e passe o verniz.

Pinte os palitos de churrasco de verde e depois passe o verniz.

Corte os fundo das garrafas PET, cole as carinhas feitas de tampinhas com cola quente.

Faça lacinhos com a fita mimosa e cole nas flores.

Cole o palito de churrasco nas costas das flores.

Por último faça folhas com a garrafa verde e fure com “prego” quente, passe pelo palito e cole com cola quente.

6º Lugar Vaso de plantas

Nosso sexto lugar tem seu valor no uso prático, pois é frequentemente necessário em nossas rotinas. O vaso de plantas feito com PET é simples e bonito, decora, economiza e ainda é facilmente lavável e reutilizável.


Material

Garrafa PET de 2 L

Fita adesiva,

Estilete,

Furador;

Corda ou barbante,

Furadeira

Como fazer:

Use o estilete para cortar o fundo da garrafa. Em seguida enrole a fita adesiva no entorno da garrafa, na parte que foi cortada. Certifique-se que metade da fita está colada na garrafa e a outra metade está acima dela. Corte fendas na fita adesiva, de dois a três centímetros para poder dobrar a fita para dentro.

Usando o furador, faça dois furos de cada “lado” da garrafa e amarre o barbante ou a corda nestes furos. A seguir, coloque a tampa na garrafa e faça um furo com a furadeira, para permitir a drenagem de água do seu vaso. Agora é só colocar a terra, as sementes e pendurá-lo. Para que o vaso fique mais bonito é possível personalizá-lo com tinta ou fitas coloridas.

Para os que gostaram da ideia, ainda é possível ir além e criar uma horta completa só com PET.


7º Lugar Instrumento musical

O sétimo lugar fica por conta do Chocalho. Fácil e simples de ser feito, serve como atividade lúdica para ser realizada com crianças de todas as idades. Além de estimular a consciência ambiental, também trabalha com as habilidades rítmicas e com a criatividade.



Material:

1 garrafa PET pequena
Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas
Fita adesiva

Modo de fazer:

Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar com tinta plástica. Encha sua garrafa com a semente que você tiver. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Tampe a garrafa com a tampinha, que também pode ser decorada a seu estilo.

8º Lugar Ampulheta

O oitavo lugar com a ampulheta de garrafas PET. Sua confecção também é simples e depois de pronta, pode ser usada em jogos de tabuleiro e outras brincadeiras.




Materiais:

Areia

Peneira

2 garrafinhas PET e duas tampas

Folha de papel

Fita adesiva, prego e martelo.

Como fazer:

Peneire a areia sobre a folha de papel. Depois, despeje a areia peneirada em uma das garrafinhas. Com fita adesiva, junte as duas tampinhas, uma de costas para a outra. Fure as tampinhas usando prego e martelo. O furo deve atravessar as duas tampinhas. Por fim, encaixe uma garrafa em cada tampinha.

9º Lugar Revisteiro

Nosso nono lugar entrou no ranking por ser inusitado e bastante elegante. Trata-se do revisteiro, um porta revistas que pode ser pendurado na parede ou em uma porta. Além de ajudar na arrumação da casa, o revisteiro se torna uma peça decorativa de muito bom gosto.





materiais necessários são:

Garrafas PET

Tesoura

Lixa fina

Vara plana de metal

Parafusos

Cola

Como fazer:

O primeiro a fazer é lavar as garrafas PET; tenha em conta que a quantidade de garrafas dependerá inteiramente de você, segundo o tamanho que você deseja de porta-revistas.Uma vez que as garrafas estejam lavadas e secas, corte os bicos delas. Depois é só colocar cola na base delas e parafusá-las à vara de metal; garantindo que elas fiquem fixas. Por fim, basta colocar seu novo porta-revistas onde quiser, parafusando-o à parede.

10º Lugar Enfeite de natal

Nosso décimo e último lugar ficou com o tradicional enfeite de natal. Umas das formas mais populares de reaproveitamento das garrafas PET, se tornando, inclusive, fonte de renda para artesãos especializados em reciclagem.

No passo a passo, o educador ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre, Jovino Garcia Ribeiro, ensina como fazer um enfeite de Natal. Utilizando apenas o fundo da garrafa e parte do cilindro, ele faz uma guirlanda em forma de estrela.



Ainda existem muitas outras formas para reaproveitar as garrafas PET. Faça você também o seu ranking e compartilhe com o GreenNation.


Fonte: Green Nation
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário