sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Tijolo ecológico é 50% mais resistente e conquista mercado


Mesmo sendo 20% mais caros que os concorrentes que não são nem um pouco ecológicos, os tijolos sustentáveis acabam sendo mais resistentes e, por isso, caíram no gosto dos construtores brasileiros.


A Eco-Máquinas, de Campo Grande (MS), fabrica tijolos, blocos e pisos ecológicos. A produção é limpa e utiliza como matéria-prima uma mistura de ferro, cimento e resíduos de construção triturados. Inaugurada em 1997 pelo casal de empresários Luclécio e Marilucy Festa, seus produtos conquistaram o mercado nacional e países da África e da América do Sul.

A produção contava apenas com uma máquina, o que rendia um faturamento de R$ 40 mil por mês. “Tínhamos certeza de que nossa visão estava certa. A sustentabilidade era o nosso futuro”, apostou.

Luclécio conta que a empresa contribui para o meio ambiente, pois o tijolo ecológico evita o corte de árvores. “Para produzir o tijolo convencional de adobe é preciso queimar argila e alimentar fornos de madeira. Não tem como não desmatar”, explicou. Segundo ele, o preço final do produto é cerca de 20% maior, mas o investimento compensa pela resistência, que ultrapassa em 50% a do tijolo comum. A eficiência do isolamento térmico e acústico do material ecológico é 60% mais eficiente que do produto tradicional. Além disso, o produto não tem odor.

Com a inovação, os empresários viram o negócio prosperar. Hoje, contam com 70 funcionários e uma produção de 200 a 500 peças por hora em quatro modelos diferentes. O faturamento, por mês, chega a R$ 1,2 milhão. O resultado do trabalho dos empresários rendeu convite do Sebrae para participar do Equipotel 2012, a maior feira de hotelaria e gastronomia do Brasil, que ocorre de 10 a 13 de setembro no Anhembi (São Paulo). “A Equipotel representa a possibilidade de abertura de mercado”, comemoram Luclécio e Marilucy.



Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário