sexta-feira, 14 de setembro de 2012

‘Essa é a hora do Brasil na construção verde’


Para Tim Cole, presidente do Comitê Executivo do USGBC, essa é a hora do país “arregaçar as mangas” para consolidar a filosofia das edificações verdes em sua cultura



O Brasil não está "mal na fita" quando o assunto são as construções sustentáveis.

Mais da metade da população mundial mora, atualmente, em áreas urbanas, ocupando apenas 2% da massa territorial do planeta e sendo responsável por cerca de dois terços das emissões globais de gases do efeito estufa. A informação foi dada por Tim Cole, presidente do Comitê Executivo do USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA, durante a terceira edição da Greenbuilding Brasil Conferência & Expo, que acontece em São Paulo entre 11 e 13/09, para explicar à plateia por que é tão importante que a sociedade incorpore a filosofia das edificações sustentáveis. "A construção civil é responsável hoje por 47% das emissões do planeta, 80% do uso de recursos naturais e dois terços do consumo de energia. É por esse setor que devemos começar as mudanças rumo a um mundo mais sustentável", disse.

De acordo com o especialista, um empreendimento com certificação Leed - selo verde de maior reconhecimento internacional no setor da construção civil, concedido pelo USGBC: gasta 30% menos energia; utiliza de 35 a 50% menos água; diminui as emissões de gases causadores do efeito estufa em até 50% e reduz de 50 a 90% a produção de resíduos.

"Atualmente, há mais de 33 mil empreendimentos ao redor do mundo com certificação Leed de construção sustentável. Já imaginou os benefícios que teríamos se todas as edificações do planeta começassem a se preocupar com a questão da sustentabilidade?", questionou Cole.

A situação verde e amarela

O Brasil não está "mal na fita" quando o assunto são as construções sustentáveis. O país ocupa o quarto lugar no ranking das nações que possuem o maior número de edificações em processo de certificação Leed, com 524 empreendimentos, atrás apenas dos EUA, China e Emirados Árabes. Além disso, 65 construções nacionais já possuem o selo verde. Entre elas, o prédio da Editora Abril, localizado na Marginal Pinheiros, em São Paulo. (Saiba mais em: Edifício do Grupo Abril recebe certificação LEED)

E mais: segundo Tim Cole, dez dos 12 estádios-sede da Copa do Mundo de 2014 estão em processo de certificação Leed, dando ao Brasil a oportunidade de realizar o evento esportivo mais verde da história do planeta, na opinião do especialista.

"Essa é a hora do Brasil na construção sustentável. Arregacem as mangas e se consolidem no setor, mas sem esquecer que a sustentabilidade não é um produto e sim uma filosofia que deve ser incorporada na cultura do país e no coração de cada cidadão", recomendou Cole. "Quando vamos ao supermercado, queremos saber todos os ingredientes de um produto que compramos e quais efeitos ele terá no nosso organismo. Devemos fazer o mesmo em relação às edificações. Elas interferem muito mais na nossa saúde e bem-estar do que podemos imaginar", concluiu o especialista


Fonte: Exame
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário