sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da Árvore: respeite-a e garanta nossa própria existência


 Nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e cheio de oxigênio, protege a terra com suas raízes,  algumas produzem frutos deliciosos: a árvore nada mais é do que um sinônimo de vida. Como tal, precisamos lutar pela sua preservação e o dia da árvore é um bom momento para reforçar esse ideal.


Comemorado em todo o mundo só que em datas diferentes, o dia da árvore acontece neste dia 21 de setembro no calendário brasileiro. A data foi escolhida pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para o cultivo.

Atualmente com o crescimento urbanístico, muitas árvores têm perdido espaço para prédios, estradas e ruas, fora a sua retirada para ser utilizada como matéria-prima, o que também ocasiona um grande desfalque na natureza. Somente a fabricação de papel, por exemplo, é responsável pela retirada de ao menos metade das árvores do planeta, segundo pesquisas. Para produzir uma tonelada de papel branco, são necessárias duas ou três toneladas de madeira.

Existem diversas formas de preservar, diminuir o consumo da madeira e ampliar o número de árvores. Para isso, algumas pequenas mudanças de hábitos já bastam, como usar menos papel, por exemplo. Confira algumas dicas:


  • Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;
  • Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o em vez de guardanapos de papel;
  • Em casa, use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;
  • Quando comprar papel em uma loja tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo, ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. Isso significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% de papel "tree-free" (isento de árvores). Isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel ser produzido;
  • Não compre qualquer madeira que seja originária de árvores em perigo de extinção. Já existem no mercado várias opções de madeiras plásticas, mais duráveis e sem perigo de mofo e cupins. Uma boa opção também.

Outras ações que ajudam muito:

  • Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da prefeitura. Esta autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se opor à derrubada desde que justifiquem os seus motivos;
  • As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Não podem ser cortadas! Ajude a preservá-las;
  • Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro. Este é um direito seu;
  • Também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas;
  • Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e descubra como cuidar das plantas;
  • Divulgue informações sobre a preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.

Alguns benefícios de uma árvore
  • Em um ano resfria igual a dez ar condicionados funcionando continuamente e filtra 28 kg de poluentes do ar.
  • As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).
  • A camada de folhas que se formam embaixo das árvores servem de berço para as sementes e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos.
  • Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar e, quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar.
Fonte: Ecodesenvolvimento



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário